Chap Chap é o Engenheiro do Ano 2014
Eleito pelo Instituto de Engenharia (IE) como Eminente Engenheiro do Ano 2014, Romeu Chap Chap foi presidente por seis vezes do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e atualmente coordena o Núcleo de Altos Temas do Sindicato (NAT), que reúne lideranças de diversos segmentos econômicos, sociais e culturais. O Secovi-SP representa, desde 1946, os condomínios e o setor imobiliário no Estado de São Paulo e tem como principal bandeira o fortalecimento da indústria imobiliária, a geração de empregos e o combate ao déficit habitacional.
O título será outorgado no dia 10 de dezembro, durante cerimônia a ser realizada das 19h30 às 21h00 na sede do IE, na Vila Mariana. Na mesma cerimônia haverá a premiação dos trabalhos das Divisões Técnicas 2014.
Concedido desde 1963, o IE atribui o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia.
A atuação de Chap Chap em entidades de classe iniciou-se em 1970 na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), onde foi diretor até 1978 e acompanhou discussões relativas à questão urbana. Ele começou a participar do Secovi-SP em 1970. Em 1981, foi eleito presidente. Cumpriu duas gestões consecutivas (1981 a 1987). Na sequência, presidiu o Conselho Consultivo da entidade (1987 a 1993). Voltou a liderar a entidade na gestão 2000/2002, sendo reeleito sucessivamente para mais três mandatos (2002/2003, 2003/2005 e 2005/2007). Sua administração se caracterizou por um objetivo: exercer uma atuação essencialmente política, centrada no corpo a corpo com autoridades governamentais e imprensa, projeto consubstanciado na política “Olho no Olho”, que totalizou centenas de audiências com autoridades governamentais, nos níveis federal, estadual e municipal e inúmeras visitas de personalidades à sede do Sindicato.
Como convidado especial, passou a participar das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) – coordenado pelo então ministro Tarso Genro –, no qual conseguiu aprovar, pela unanimidade dos conselheiros, moção para que a redução do déficit de mais de 7 milhões moradias (80% dele concentrado na baixíssima renda) fosse tratada como prioridade pelo governo federal.
Atualmente, além de coordenar o Núcleo de Altos Temas (NAT) do Sindicato da Habitação, Chap Chap é diretor conselheiro da Fiabci/Brasil (Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e da Associação Brasileira de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).
Em 2007 lançou o livro Romeu Chap Chap – Uma Vida em Construção (editora Campus/Elsevier), no qual faz um relato sobre suas experiências pessoais, profissionais e institucionais. Por sua liderança e militância em prol da indústria imobiliária, Romeu Chap Chap é chamado por muitos de “O Senhor Habitação”.