Prêmio Talento Engenharia Estrutural apresenta os vencedores da edição 2014

gerdau_premio.jpgPrêmio Talento Engenharia Estrutural apresenta os vencedores da edição 2014
 
A Gerdau, em parceria com a ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, anunciou na noite de ontem os vencedores da 12ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerada a maior premiação da área no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias infraestrutura, edificações, pequeno porte, obras especiais e construção industrializada.

Neste ano, foram inscritos 334 projetos, número recorde em 12 anos de premiação.
A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade. Além dos vencedores de cada categoria, recebem menções honrosas as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito sustentabilidade, além da obra escolhida pelo público entre as finalistas por meio de votação realizada pela internet.
Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Catão Francisco Ribeiro, com a obra Ponte Estaiada sobre a Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). Em Edificações, Enio Canavelo Barbosa conquistou a premiação com o Edifício Katherine, em São Paulo (SP). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Eran Urubatan Fraga, com a Residência RM, em Curitiba (PR). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com João Luis Casagrande, responsável pelo projeto Maracanã RIO2014, no Rio de Janeiro (RJ). Em Construção Industrializada, o ganhador foi George Magalhães Maranhão responsável pelo projeto Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe (BA). Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Alan Dias, com o Shopping Iguatemi Fortaleza, em Fortaleza (CE), enquanto o Destaque do Júri foi para Suely Bacchereti Bueno, com Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro (RJ). Por fim, na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor, com 40% dos votos, foi João Luis Casagrande. A obra inscrita pelo engenheiro, Maracanã RIO2014, conquistou primeiro lugar também na categoria Obras Especiais.
Ao longo de sua história, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural acumula mais de 1,3 mil projetos inscritos e 37 premiados. Os vencedores da edição 2014 serão premiados com uma viagem à Cidade do México para visita técnica a uma obra emblemática e às instalações da Gerdau no país.
 
Conheça a lista completa dos vencedores:
· CATEGORIA INFRAESTRUTURA
Vencedor: Catão Francisco Ribeiro - Ponte Estaiada sobre a Baia da Guanabara (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: José do Patrocínio Figueirôa - Ponte Estaiada Alça da Ponte Paulo Guerra (Recife/PE)

· CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Vencedor: Enio Canavelo Barbosa - Edifício Katherine (São Paulo/SP)
Menção honrosa: Bruno Norat Jorge - Sintese Plaza (Belém/PA)

· CATEGORIA PEQUENO PORTE
Vencedor: Eran Urubatan Fraga - Residência RM (Curitiba/PR)
Menção honrosa: Heloisa Martins Maringoni - Casa São Bento do Sapucaí (São Bento do Sapucaí/SP)

· CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS
Vencedor: João Luis Casagrande - Maracanã RIO2014 (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: Flávio Correia D'Alambert e Luiz Eduardo Pillar da Silva - Atrium do Centro de Operações Petrobras Bacia de Santos (Santos/SP) e Estádio Beira Rio - Sport Clube Internacional (Porto Alegre/RS)

· CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
Vencedor: George Magalhães Maranhão - Estaleiro Enseada do Paraguaçu (Maragogipe/BA)
Menção honrosa: Martin Alfredo Beier - Estação de Metrô Santo Afonso - Expansão Linha 1/RN (Novo Hamburgo/RS)

· MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE
Alan Dias - Shopping Iguatemi Fortaleza (Fortaleza/CE)

· DESTAQUE DO JÚRI
Suely Bacchereti Bueno - Museu da Imagem e do Som (Rio de Janeiro/RJ)

· VOTAÇÃO ONLINE
João Luis Casagrande - Maracanã RIO2014 (Rio de Janeiro/RJ)
 
Sobre a Gerdau - A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
 
Sobre a ABECE - A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade. Fundada em 17 de outubro de 1994, conta atualmente com filiados em diversos Estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de Engenharia e Consultoria Estrutural. Para possibilitar o debate de questões locais e propagar as atividades empreendidas pela sede nacional (localizada em São Paulo - SP), a Associação possui delegacias regionais nas principais capitais brasileiras e no interior dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas no site www.abece.com.br
 
Foto: divulgação
bm

Banner
Banner
Banner

Site Login