Guia de Arquitetura da cidade de São Paulo traz 10 obras com assinatura aflalo/gasperini

rochavera22.jpgGuia de Arquitetura da cidade de São Paulo traz 10 obras com assinatura aflalo/gasperini

“São Paulo: Cidade e Arquitetura – Um Guia”, de Jorge Bassani e Francisco Zorzete, apresenta as principais construções de SP entre os anos 20 e os dias de hoje. O escritório paulistano aflalo/gasperini teve dez obras incluídas no guia .

São edifícios marcantes na paisagem paulistana, como o Edifício Paulicéia (1960), o Edifício IBM (1977) e o Edifício Rochaverá (2001/2011); o primeiro, uma parceria entre Jacques Pilon e Gian Carlo Gasperini, e os dois posteriores já dentro do escritório.

O Guia está dividido em cinco capítulos em função das grandes mudanças ocorridas na cidade definindo, em termos, novas condições urbanas. Cada capítulo é aberto por uma obra emblemática do período, tendo os autores considerado não só as imagens, mas a fruição destas cinco obras na paisagem e no uso da cidade, de modo a contar que espécie de cidade é São Paulo, e como sua sociedade a construiu, em cada momento.“São Paulo: Cidade e Arquitetura” pode ser comprado pelo site www.guiadearquiteturasp.com.br, por R$ 60.

Edifícios Pauliceia (1960), IBM (1977) e Rochaverá (2001): guia permite passeio por arquitetura em SP
Veja abaixo a relação de construções aflalo/gasperini
Edifício Biacá – Plinio Croce e Roberto Aflalo – 1952
Edifício IBM – aflalo/gasperini – 1977
Edifício Barão de Iguapé – SOM/Jacques Pilon e Giancarlo Gasperini – 1959
Galeria Metrópole – Giancarlo Gasperini e Salvador Candia – 1960
Edifício Paulicéia – Giancarlo Gasperini  e Jacques Pilon - 1959
Centro Empresarial Itau - aflalo/gasperini – 1981
Edifício Citibank Paulista - aflalo/gasperini – 1987
Edifício Rochavera - aflalo/gasperini – 2001/2011
Edifício Jatobá - aflalo/gasperini – 2001
Edifício Infinity - aflalo/gasperini  2012

Sobre a aflalo/gasperini - Fundada em 1962 como Croce Aflalo e Gasperini, a aflalo/gasperini arquitetos une tradição e inovação na busca de soluções arquitetônicas. Em pouco mais de 50 anos, o escritório assinou marcos como o edifício-sede da IBM e o Tribunal de Contas, em São Paulo (SP), o Teatro Claudio Santoro, em Campos de Jordão (SP), e o Edifício Peugeot em Buenos Aires. Os projetos do escritório são destinados a diferentes usos aos setores comercial, de serviços, residencial, hoteleiro, público e social, recreacional e industrial. Apesar da versatilidade, os projetos seguem uma linha de trabalho calcada na pesquisa de materiais e precisão técnica. A equipe do escritórios trabalha desde a pesquisa e análise de restrições, programação, pré-dimensionamento e planejamento físico, ao projeto arquitetônico completo, de reforma, planos urbanísticos e de paisagismo, coordenação de projetos complementares, fiscalização e acompanhamento da obra e desenhos de apresentação.Os líderes dos projetos são todos formados em escolas de primeira linha, com extensões no Brasil ou no exterior, anos de experiência de mercado e, acima de tudo, pleno domínio da cultura aflalo/gasperini. O escritório é dirigido hoje por três sócios-diretores, três diretores associados e uma equipe de onze profissionais associados.

Marqueterie

Banner
Banner
Banner

Site Login