Volvo lança caminhões FMX com tração integral para aplicações de nicho de mercado
A Volvo está lançando os caminhões FMX com tração integral para atender demandas específicas do mercado. O FMX pode sair de fábrica a partir de agora com configurações de eixos 6x6 e 4x4.
“São caminhões que podem transitar melhor em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de tração”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
Na configuração 6x6 cavalo mecânico, ele pode ser utilizado com vários tipos de implemento, desde tanque e bitrem até tritrem, para uma série de aplicações específicas, como veículo-bombeiro ou de resgate, para ser operado em aeroportos e até no segmento florestal, pois é um caminhão bastante robusto, que pode vencer rampas e topografias ruins com mais facilidade.
“É uma configuração que o torna muito versátil”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. Nesta configuração de eixos, o Volvo FMX pode sair de fábrica com motorização que vai de 380cv a 540cv de potência. Ele também pode sair como um veículo rígido, que pode ser acoplado a um reboque, dependendo das necessidades do transportador.
A Volvo ainda está oferecendo o FMX com configuração de eixos 4x4 rígido. É um veículo também destinado para aplicações de nicho, como resgate ou bombeiro, por exemplo. Como ele tem tração nas quatro rodas e é também muito robusto, pode ser utilizado em operações mais severas. “Na versão 4x4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 370cv, ou de 380cv”, diz Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.
Oferta de veículos ampliada
Além do 6x6 e do 4x4, a Volvo está lançando o FM com as configurações de eixos 4x2 e 6x2 cavalos mecânicos, e 4x2, 6x2 e 8x2 rígidos, estes últimos com a possibilidade de saírem equipados com motores de 370cv de potência, ou com motores de 380cv de potência. “São veículos que serão muito úteis em atividades de apoio, seja em mineração e cana-de-açúcar ou em outros tipos de operações severas”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
“A Volvo está ampliando sua oferta de veículos com a possibilidade de saírem da linha de produção com tração integral justamente para ampliar o leque de aplicações dos caminhões da marca. Nossa oferta de caminhões nunca foi tão grande”, diz Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.
FMX 8x4
Outra opção que a Volvo oferece é o FMX 8x4 com 50 milímetros a mais de altura entre o eixo e o solo. É um veículo com maior capacidade de trafegar em pisos ruins, bastante útil, por exemplo, para ser acoplado a caçambas e guindastes, em operações dos segmentos de mineração e construção. Os caminhões receberam reforços estruturais, o que tornou a suspensão traseira mais robusta.
Foto: divulgação
Volvo Group Latin America – Comunicação Corporativa