Belmetal participa de empreendimento sustentável em Curitiba

belmetal_posterior2.jpgBelmetal participa de empreendimento sustentável em Curitiba
 
Empresa forneceu fachada para o Eurobusiness, primeiro edifício comercial na região sul do país a conquistar certificação nível Platinum pelo LEED. A Belmetal, uma das maiores desenvolvedoras e distribuidoras de sistemas de esquadrias em alumínio do país, em parceria com o grupo BBB Gestão e Planejamento e a Construtora Engemática, participou do projeto Condomínio Comercial Eurobusiness.

Localizado em uma das regiões mais conceituadas de Curitiba, o inovador empreendimento comercial de 15.000 m² marca uma transformação no mercado da construção civil, mostrando que é possível obter altos níveis de eficiência e, ao mesmo tempo, caminhar em direção a um futuro mais sustentável.
O Eurobusiness foi o primeiro empreendimento da região sul e o segundo do Brasil a receber a certificação nível Platinum pelo LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), sistema que avalia o desempenho e atesta a excelência na construção de Green Buildings (edifícios verdes). Além disso, faz parte do seleto grupo de empreendimentos certificados no mundo que atingem o nível máximo - apenas 0,3%.
A Fachada Atlanta, fornecida pela Belmetal, é um exemplo do equilíbrio entre beleza, eficiência e conforto proposto pelo empreendimento. O produto garante alto desempenho termoenergético e assegura conforto aos ocupantes, pois reduz a quantidade de radiação no ambiente. Além disso, sua composição combina vidros e alvenaria, permitindo um maior aproveitamento de iluminação natural.
“Um dos fatores decisivos que influenciaram a escolha da fachada foi a homologação do produto, pois este é um requisito básico para fazer parte de um projeto com certificação LEED”, explica Marcos Bodanese, da BBB Gestão e Planejamento, um dos responsáveis pela gestão da obra. A fachada também conta com certificação nacional obtida através do laboratório Falcão Bauer e certificação internacional do Construction Research Laboratory de Miami.
Edifícios verdes custam menos para operar, oferecem espaços mais saudáveis e produtivos aos ocupantes e geram um impacto menor ao meio ambiente. Dessa maneira, o Eurobusiness é assim caracterizado, pois, desde o início da construção, as soluções aplicadas visaram maximizar a eficiência dos recursos utilizados e diminuir gastos.
A redução de 50% no consumo de energia, por exemplo, é um dos elementos que caracterizam o empreendimento como um edifício verde. A fachada e a iluminação utilizadas foram projetadas para esse fim.
Além disso, sistemas de captação e reúso de água da chuva garantem a redução de 47% no consumo de água. A proteção do habitat natural, com a utilização de plantas nativas para o paisagismo, e a existência de bicicletário e vestiários no edifício também são fatores que indicam o caráter sustentável do edifício.
“Quem estiver dentro do prédio poderá desfrutar de conforto e tecnologia. Externamente, podemos presenciar os esforços para causar o mínimo de impacto ao meio ambiente”, finaliza o engenheiro Euclides Ciruelos, diretor da Construtora Engemática.
 
Ficha Técnica
Condomínio Comercial Eurobusiness
Incorporadora: FMA
Construtora: Engemática
Gestão: BBB Gestão e Planejamento
Arquitetura:
Projeto Legal – Luiz Alberto Borges de Macedo Arquitetos Associados
Projeto Executivo – Realiza Arquitetura
Industrialização e Instalação: Perfilarc Produtos de Alumínio
 
Sobre a Belmetal – Com 52 anos de experiência, a Belmetal é uma das maiores distribuidoras e desenvolvedoras de produtos e sistemas de esquadrias e fachadas em alumínio, além de um dos principais fornecedores de ACM, Policarbonato, Silicone (SIKA) e Fitas VHB (3M) para o segmento da Construção Civil e Indústria.
Contando com 13 filiais posicionadas estrategicamente pelo Brasil, mantém uma equipe de Engenharia para o desenvolvimento de sistemas próprios e acompanhamento de projetos. Além disso, é distribuidora exclusiva dos produtos extrudados de alumínio para a Construção Civil e Telhas de alumínio da VM-CBA, a maior produtora de alumínio do país.
 
Foto: divulgação
Q.Mídia Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login