2014 – 2016: o legado de obras de infraestrutura

23/05/2013 - 2014 – 2016: o legado de obras de infraestrutura

ciber_2014.jpgVias de acesso e aeroportos são alguns dos locais que passaram por obras ou que ainda estão sendo construídos com máquinas do Grupo Wirtgen
As obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 que acontecerão no Brasil geraram, e ainda irão gerar, melhorias relacionadas à mobilidade em diversos estados brasileiros. São inúmeras obras que contaram e contam com máquinas do Grupo Wirtgen, formado pelas marcas Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber.

Somente no Rio de Janeiro, duas importantes obras podem ser citadas. Uma delas foi o trabalho de demolição realizado por um britador móvel Kleemann MR 110 Z Evo no autódromo Internacional Nelson Piquet. No local, que tem 1.180.000m², será construído o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A máquina foi usada para triturar toda a área construída do autódromo como pista, arquibancadas e prédios. Os resíduos gerados por conta da demolição serão reciclados e utilizados novamente na própria obra como base e sub-base.
Outra projeto em território carioca que contou com equipamentos do Grupo Wirtgen é o Projeto Asfalto Liso. Três rolos Hamm nos modelos HD10CVV, GRW18 e HD14VT, uma fresadora Wirtgen W100F e uma vibroacabadora S1100-2 da Vögele trabalham nas obras do programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro, que é uma ação de longo prazo para a manutenção e recuperação das vias das Zonas Oste, Norte, Sul e região da Barra da Tijuca. Com isso, a estimativa da prefeitura é que cerca de 800 km das vias sejam recuperadas como forma de preparar a Cidade para dois dos mais importantes eventos esportivos do mundo.
Vias de acesso a estádios também estão sendo recuperadas. Um exemplo são as BRTs (Bus Rapid Transit) ou corredores de ônibus das avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves em Porto Alegre. A reforma das ruas e avenidas contou com uma fresadora W 100F da Wirtgen para retirar o asfalto da pista que recebeu a aplicação de concreto. A mudança de pavimento nos trajetos tem o objetivo de facilitar a circulação dos ônibus, já que o concreto é um material que tem mais durabilidade e deixa menos irregularidades, evitando o desgaste e permitindo maior velocidade aos veículos. Agilizando o transporte público, os BRTs colaboram para diminuir o congestionamento intenso da região.
Já as obras de acesso a Arena Recife, em Pernambuco, contaram com uma usina de asfalto Ciber no modelo UACF17 P1. Estão sendo construídos um anel viário e uma via de acesso para o estádio. A primeira parte dos trabalhos está pronta para a Copa das Confederações que acontece no próximo mês e o restante da obra tem prazo para o final do ano para estar pronta para a Copa do Mundo.

Aeroportos
Os aeroportos brasileiros também passaram por obras para receber os importantes eventos. O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, é um dos principais da América Latina e passou por trabalhos para a melhora de sua infraestrutura no ano passado. Após a conclusão da obra, o aeroporto ficou apto para receber jatos do modelo Airbus A-380, maior aeronave comercial do mundo. Entre as mudanças realizadas no local estão: os trabalhos em pistas de pouso, decolagem e taxiamento, bem como qualificação de pátios e terminais e de estruturas de controle. As obras tiveram a participação de quatro equipamentos do Grupo Wirtgen, entre eles três rolos compactadores da Hamm nos modelos 3411P, HD90 e GRW18 e uma vibroacabadora da Ciber AF5000 PLUS.
Os trabalhos na pista do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, contaram com uma participação bastante importante de seis equipamentos da companhia. Os trabalhos que durariam cinco meses serão concluídos em bem menos tempo e entre os principais motivos para o adiantamento de previsão de entrega da obra foi o trabalho eficiente das máquinas. A pavimentadora da Vögele atuando em conjunto com a fresadora da Wirtgen, fizeram com que a produtividade do trabalho se tornasse muito alta. Toda essa eficiência foi fator decisivo para a aceleração dos trabalhos no aeroporto e, consequentemente, diminuição no tempo de conclusão da obra. Outros quatro rolos da Hamm, nos modelos GRW-18, HD-75 e HD-90, também trabalham em Goiânia.
“É muito gratificante ver que obras tão importantes de infraestrutura e mobilidade por todo Brasil para o país estão contando com nossos equipamentos. As máquinas do Grupo Wirtgen oferecem a mais alta tecnologia em pavimentação e mineração, o que permite usufruir tudo que as máquinas oferecem em termos de aplicação na melhora da qualidade de execução das obras”, Jandrei Goldschmidt, gerente de marketing da Ciber Equipamentos Rodoviários.


Sobre o Grupo Wirtgen
Sediado na Alemanha, o Grupo Wirtgen é líder em tecnologia no setor de máquinas para construção e mineração. Atualmente reúne as marcas: Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber, esta última instalada no Brasil há 54 anos.
Além da fábrica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o grupo possui linhas de produção na Índia e China e atende os cinco continentes através de suas subsidiárias e revendedores.
O Grupo Wirtgen, que conta com 5.200 funcionários, registrou e 2,4 bilhões de dólares em vendas em 2012.

Sobre a Ciber
Com 54 anos de experiência em pavimentação, a Ciber atua na América Latina, África, Oceania e Ásia levando desenvolvimento às regiões atendidas e oferecendo a melhor relação custo-benefício nos produtos que fabrica. A Ciber é referência em tecnologia para produção de misturas asfálticas já tendo produzido e instalado mais de 1.600 usinas, prova incontestável do know-how Ciber em usinas de asfalto.

Foto: Divulgação
Timbro Comunicação

Site Login