Desmonte de rochas e exploração de minérios requerem backup analógico para garantia do sistema

alemã da GEMÜ ConvictaDesmonte de rochas e exploração de minérios requerem backup analógico para garantia do sistema

Tecnologia alemã da GEMÜ traz precisão e segurança máxima para minas.
Para diversos ramos da indústria, a mistura de fluidos é uma atividade delicada que exige muita atenção e cuidados especiais. Ainda mais quando é manuseada uma substância explosiva – como garantir a segurança do processo? Essa é a rotina de quem atua com produtos utilizados na mineração, onde é necessário medir a quantidade exata de líquidos para a detonação de rochas e desmonte de bancadas de minérios, entre outras atividades comerciais.
É isso que faz a Convicta, empresa especialista em soluções para mineração e concreto instalada em São José dos Pinhais (PR). Um de seus produtos realiza a dosagem e aplicação de explosivos em minas a céu aberto, por meio de um caminhão tanque (veja na foto).
“Precisamos de precisão na medição dos componentes necessários para obter o explosivo, e tudo acontece a bordo de um caminhão com três tanques. Cada compartimento transporta um líquido que, individualmente, não é explosivo, mas quando dosados e misturados na proporção correta, formam uma substância explosiva”, explica Flávio Werneck, gestor da área para equipamentos de mineração da Convicta.
O sistema de mixagem é eletrônico, mas, em se tratando de terrenos acidentados como aqueles em que os caminhões transitam, se faz necessário o acréscimo de um sistema de back-up analógico. É aí que entra a expertise da GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle, multinacional alemã com fábrica em São José dos Pinhais.
“O sistema de automação da GEMÜ fornece a instrumentação analógica que permite ao operador fazer o bombeamento dos fluidos e a finalização necessária. Se ocorrer qualquer pane na parte elétrica, temos esse recurso como solução”, explica Werneck.
A solução é muito utilizada na detonação de pedreiras e bancadas, extração de rochas, minas de cobre a céu aberto e, também, em atividades de mineração no subsolo, extração de ouro e outros metais preciosos.
“Apesar de o processo eletrônico ser preciso, sabemos que falhas ocorrem. Nossa tecnologia dá segurança para as aplicações de alto risco em ambientes agressivos. Por isso, o backup de segurança e redundância é essencial e serve como um respaldo ao operador e, também, para a empresa”, explica o gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ, Mateus Souza.
Além da garantia de bom andamento do processo, o sistema diminui riscos de acidentes de trabalho, prejuízos materiais irreparáveis, desperdício de materiais, entre outros.
Os produtos da GEMÜ são ideais para medir fluxos e trabalham em paralelo com o sistema de automação na medição de pressão, temperatura e vazão dos líquidos. “O sistema garante segurança, pois permite confirmar visualmente o funcionamento correto de cada componente, por meio de rotâmetros com escala”, complementa Souza.
Esta mesma solução é aplicada, também, na siderurgia, fabricação de fertilizantes, tratamento de água, entre muitos outros recursos industriais.
Fotos: divulgação

Site Login