Volvo fabricará no Brasil as carregadeiras de grande porte L150H e L180H

carregadeira Volvo L180H 2Volvo fabricará no Brasil as carregadeiras de grande porte L150H e L180H

A Volvo Construction Equipment está aumentando ainda mais o portfólio de máquinas produzidas no Brasil. Uma das maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo, a Volvo CE iniciou o processo de nacionalização de dois modelos de carregadeiras de grande porte: a L150H e a L180H. Com a decisão, a unidade fabril de Pederneiras-SP produzirá no país cerca de 70% de sua oferta de produtos no mercado brasileiro.

“Estamos aumentando e complementando nosso portfólio de equipamentos nacionais, que já era bastante abrangente”, declara Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America. Além de expandir a oferta de equipamentos com produção no Brasil, a Volvo CE quer atender às necessidades dos clientes, ter ganhos de competitividade no mercado e de produtividade na fábrica, além de ampliar o leque de negócios da marca. “Queremos elevar nossa participação nessa classe de carregadeiras”, diz o executivo.

“Serão as carregadeiras Volvo de maior peso operacional a serem fabricadas no país”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. A Volvo tem uma unidade de produção de classe mundial em Pederneiras, interior de São Paulo, que fabrica produtos avançados e de alta qualidade para o Brasil e que são também exportados para várias partes do globo. É a primeira fábrica do grupo a produzir estes modelos fora da Suécia. Até agora, estes equipamentos eram montados apenas no complexo industrial da Volvo localizado na cidade sueca de Arvika, que atendia todo o mercado global.

Maior produção

As L150H e L180H, com pesos operacionais de 25 e 29 toneladas métricas, respectivamente, são máquinas de grande porte e com capacidade de produção maior. “São equipamentos procurados pelo mercado para aplicações que demandam não só maior produção horária, mas também para operar em segmentos mais exigentes”, explica Boris Sánchez, gerente de suporte a vendas da Volvo CE na América Latina. Normalmente, são destinadas a operações mais críticas e severas, nas quais fatores como produtividade, eficiência, disponibilidade mecânica, confiabilidade e durabilidade são mais relevantes na decisão da compra do equipamento.

Máquinas desse porte são bastante utilizadas em pedreiras, mineração de médio porte (geralmente no carregamento primário) e também no manuseio de materiais processados em pátios de agregados, obras de infraestrutura pesada, entre outras. Estes segmentos valorizam soluções com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, justamente os valores da marca Volvo.

O Load Assist, item de série nestes modelos, oferece funcionalidades como sistema de pesagem a bordo, câmera traseira integrada e Operator Coach básico. Adicionalmente, pode contar com sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, Operator Coach avançado, sistema de radar integrado e Map. Estes recursos auxiliam para que o operador alcance níveis maiores de produtividade, ao mesmo tempo em que permite ao operador e gestor da frota terem total controle da atividade e das condições do equipamento.

Diversas configurações

A produção no Brasil permitirá maior flexibilidade na configuração dos equipamentos, com mais agilidade para oferecer versões customizadas. “Diversas opções de caçambas, pneus, opcionais elétricos, hidráulicos, proteções, e outros irão facilitar o atendimento de demandas distintas, com máquinas ajustadas para aplicações específicas”, observa Sánchez.

As carregadeiras são equipadas com a tecnologia Volvo OptiShift®. Neste sistema, o Lock-up no conversor de torque permite aumentar eficiência no trem de força e reduzir o consumo de combustível em até 18% em aplicações de carregamento e transporte. A funcionalidade patenteada Reverse By Braking (RBB) da Volvo reduz os tempos de ciclo em aplicações de carregamento e, ao mesmo tempo, protege o trem de força. Já o sistema hidráulico sensível à carga, de segunda geração (LS2), fornece potência para as funções hidráulicas conforme a demanda, para aumentar a eficiência e baixar o gasto com combustível. Ele assegura respostas rápidas e precisas para obter tempos de ciclo menores, ao mesmo tempo que proporciona uma operação suave e confortável.

Equipadas com trens de força Volvo, as carregadeiras contam com o exclusivo cinematismo Torque Paralelo (TP), que garante alta força de desagregação e excelente movimento paralelo em toda a faixa de levantamento. As L150H e L180H são equipadas com o Boom Suspension System (BSS), funcionalidade que pode aumentar a produtividade em até 20%. Em aplicações de carregamento e transporte, quando os terrenos são irregulares, o BSS absorve solavancos e trepidações, diminuindo derramamentos de material durante o transporte.

Segurança

As carregadeiras oferecem inúmeros recursos para uma operação segura. Desde o cinto de segurança com sensor de presença, pacotes de luzes de trabalho extra, até os exclusivos corrimãos em cor laranja. Estes modelos virão equipados com sistema de direção secundária, de série, conforme recente atualização da norma técnica internacional ISO 5010. A reconhecida cabine Volvo CareCab tem certificação ROPS/FOPS. É equipada com suspensão que reduz a vibração e ruídos, aumentando o nível de conforto e desempenho do operador. Elas vêm também com um exclusivo sistema de filtragem que permite a recirculação de 90% do ar.

Site Login