Plataformas Genie HD (Heavy Duty) ajudam a realizar tarefas complexas de finalização de pórtico rolante em prazo apertado

21/07/2015 - Plataformas Genie HD (Heavy Duty) ajudam a realizar tarefas complexas de finalização de pórtico rolante em prazo apertado

terex_installing.jpgA BCTN, operadora de portos com sede na Holanda, assinou um contrato com a Capitania dos Portos de Roterdam para a operação de um novo Terminal de Contêineres em Alblasserdam, próximo de Roterdam. Com a finalidade de aliviar a rodovia A15 do tráfego de 200.000 TEU em contêineres ao ano, o projeto incluiu um a construção de um terminal de barcaças para a transferência de contêineres, mercadorias a granel e cargas gerais do porto de barcaças próximo até o terminal de contêineres. O projeto foi planejado em várias etapas para realização em um período de três meses.

Após várias semanas de preparação, o pórtico do terminal de barcaças foi disposto em seções, montado em solo e elevado até a posição com um guindaste Terex® AC 500-2 e um AC 700 todo terreno. Com menos de uma semana para realizar uma série de tarefas de posicionamento e soldagem, os provedores da parte logística, Bolk Transport B.V., recorreram à Collé Rental & Sales para conseguir os equipamentos necessários para atenderem o prazo. A Collé recomendou duas lanças telescópicas trabalho pesado Genie® ST-120 HD, mais uma lança telescópica Genie S-125 para proporcionar a altura extra necessária para realizar certas tarefas no alto do pórtico de 40 m do terminal de barcaças.

Plataforma Genie HD: extremamente confiáveis, robustas e econômicas

Ao mesmo tempo em que proporcionam a mesma tranquilidade de operação e precisão de posicionamento, características comuns a todas as lanças elevatórias da Genie, os recursos de proteção das lanças elevatórias para trabalhos pesado da Genie permitem que elas se sobressaiam sob condições ambientais hostis, marítimas e oxidantes. Os equipamentos também enfrentam resíduos de soldas, fragmentos de cortes, danos causados por impactos e o uso intenso e contínuo em ambientes hostis.

"As lanças elevatórias Genie trabalhos pesados são capazes de resistir a condições severas e, graças a essa característica, são extremamente confiáveis e econômicas em termos operacionais", disse Jan de Bos, Gerente de Contas da Collé Rental & Sales, na Holanda. "Temos oito modelos e podemos dizer com propriedade que elas valem muito o investimento".

Recursos integrados adaptados às condições desafiadoras

Os equipamentos tinham uma semana intensa de trabalho e, como parte de sua missão, coube à lança elevatória Genie S-125 e às duas unidades de trabalho pesado modelo S-120 HD ajudar no trabalho de soldagem dos componentes de aço do terminal de barcaças, de fixação da casa de máquinas, de montagem e fixação da escada da casa de máquinas à infraestrutura principal e de posicionamento dos cabos elétricos do trole de elevação do terminal de barcaças nas respectivas bobinas.

Trabalhando de forma intensa - com frequência em conjunto com guindastes móveis na elevação de componentes pesados, suas plataformas de aço extremamente fortes e resistentes a impactos, dotadas de amortecedores revestidos, mangueira resistente a fogo e luvas de cabos, além das blindagens no rotor da plataforma, tornaram as unidades HD especialmente adequadas à tarefa. Além da facilidade de operação, a caixa de comandos selada protegia os comandos do operador contra o acúmulo de escória e fragmentos de solda.

Espaço confortável para trabalhar

O trabalho de acabamento em grandes guindastes portuários envolve uma ampla variedade de tarefas difíceis e complexas. A parte de soldagem, especificamente, exige acesso próximo e movimentos extremamente precisos. "Além das alturas máximas de trabalho proporcionadas pelos equipamentos (de 38,58 m (126,5 ft) e 40,15 m (131,7 ft) que deram o alcance em altura que precisávamos, nossos operadores acharam os equipamentos especialmente simples e fáceis de usar, o que ajudou a economizar muito tempo", disse o Sr. Hermann Kloppenburg, Supervisor de Projetos da fábrica de guindastes portuários Kocks Krane GMBH. "Os benefícios de uma plataforma com 1,52 m (5 ft) de comprimento por 76 cm (2 ft 6 pol) de largura, que permite que os operadores trabalhem de forma mais confortável com todas as suas ferramentas também evitou a necessidade de descer a lança para várias sessões de recarregamento de ferramentas, o que contribuiu imensamente para a economia de tempo".

Comandos proporcionais suaves

A soldagem da escada da casa de máquinas é um processo especialmente delicado, que requer uma coordenação cuidadosa e foi realizada com a combinação direta dos guindastes móveis. Um guindaste móvel e uma lança elevatória Genie S-120 HD trabalharam juntos com o outro equipamento para elevar as seções da escada; a lança elevatória foi usada para elevar dois operadores para posicionar e soldar as seções da escada sobre ao pórtico. "Esse trabalho pode ser muito demorado. Entretanto, em consequência dos comandos joystick proporcionais e intuitivos das lanças elevatórias Genie S-120 HD e Genie S-125, nossos operadores administraram essa tarefa de grande precisão com facilidade e acuidade", disse o Sr. Kloppenburg.

Seguro, estável e preciso

Assim que os dois guindastes móveis instalaram o (terminal) 60, as duas lanças elevatórias Genie S-120 HD ajudaram a conectar os cabos elétricos à parte inferior da lança do pórtico a uma altura de cerca de 25 m (82 ft). "Nossos operadores simplesmente não estariam seguros para realizar esse trabalho com um guindaste móvel", disse o Sr. Kloppenburg. "As lanças elevatórias Genie S-120 HD provaram-se extremamente robustas e estáveis e proporcionaram aos nossos operadores a fundação estável que precisavam para trabalhar de forma confiável e produtiva".

Economia de tempo com a função de velocidade total em altura

A etapa final do trabalho envolvia o posicionamento dos cabos elétricos do trole de elevação do terminal de barcaças. "Esse trabalho consiste no enrolamento dos cabos elétricos da casa de máquinas nas bobinas de cabos que alimentam o trole de elevação", explica o Sr. Kloppenburg. "Além do posicionamento suave e preciso proporcionado pelos comandos proporcionais, a função de velocidade total em altura deu liberdade aos operadores para irem de uma ponta do pórtico à outra sem abaixar a lança. Essa foi outra vantagem que permitiu a eles avançarem rapidamente e concluírem o trabalho com sucesso dentro de nosso prazo".

Sobre as Lanças Elevatórias HD Genie® e o Pacote Luxuoso para Ambientes Hostis da Genie

De aplicações em construção com aço, em estaleiros ou as aplicações em colinas rochosas, sempre que é necessária proteção adicional, as lanças elevatórias Genie® ST-100 HD e ST-120 HD para trabalhos pesados oferecem o equilíbrio certo entre alta qualidade, produtividade e grande valor.

As plataformas usam tubos quadrados de aço de alta resistência e amortecedores acolchoados para oferecer resistência a impactos. A tela de aço ao seu redor retém melhor as ferramentas derrubadas e resiste às escórias de soldagem. A blindagem de aço do rotor da plataforma evita que escória e fragmentos de solda acumulem-se sobre as mangueiras, cabos e rotor hidráulico da plataforma.

O trilho para cabos e mangueiras coberto em aço vem montado no alto da lança para evitar danos por impactos. Todas as mangueiras e cabos externos têm luvas resistentes a fogo. Com protetores para o joystick, uma cobertura para a caixa de comandos selada e a tampa da caixa de comando em ângulo, os comandos do operador não apenas são fáceis de usar, mas ficam protegidos de escória de solda e do acúmulo de fragmentos. As coberturas de aço da torre de giro resistem a impactos para oferecer uma vida útil mais prolongada. Portas de serviço amplas e removíveis proporcionam acesso total excelente para manutenção do motor. Os pontos de elevação tornam a elevação do equipamento fácil e simples.

Todos os modelos incluem um extintor de incêndio localizado no chassi e vêm com pneus sólidos todo terreno para desempenho superior. O tanque de combustível em aço para 250 litros permite operação contínua por até 28 horas, reduzindo o número de reabastecimentos. O orifício de drenagem extragrande facilita a drenagem e limpeza e o indicador visual de combustível simplifica o reabastecimento, facilitando a checagem do nível de combustível.

O Pacote Luxuoso para Ambientes Hostis da Genie é um opcional instalado na fábrica que protege uma ampla variedade de lanças elevatórias articuladas Genie da série ZT e ZXT, as lanças telescópicas da série ST e a lança elevatória Genie SX-180 do trabalho em condições difíceis. O pacote inclui foles de cilindro, vedações para o limpador da lança, blindagem da torre de giro, proteção da coroa e pré-filtro de ar, de acordo com cada modelo.

Sobre a Collé Rental & Sales - Com operações na Holanda, Alemanha e Bélgica, a Collé Rental & Sales é especializada na locação e venda de equipamentos e serviços que vão desde aplicações em construção, industriais, de escavação e limpeza até o transporte de carga pesada em ambientes internos, em paisagismo e eventos. Com experiência de mais de 100 anos, a Collé Rental & Sales orgulha-se por fornecer equipamentos de alta qualidade a preços competitivos e com excelente suporte de serviços, um grande depósito de peças e moderna oficina de manutenção e reparos. Nossos técnicos são treinados de acordo com os padrões do setor. Além disso, oferecemos aos nossos clientes serviços externos rápidos.

Nossa frota para locação conta com 5.000 equipamentos, incluindo: Elevadores aéreos e Andaimes (elevadores tipo tesoura e lanças elevatórias); Empilhadeiras (industrial e todo terreno); Telehandlers (manipuladores telescópicos estrela, giratórios e pra agricultura); Escavadeiras (compactadores, carregadeiras sobre rodas, basculantes sobre rodas & sobre esteiras, escavadeiras e basculantes); Mini Cranes; Guindastes montados em reboques; Geradores; Acomodações pra o local da obra (Escritório luxuoso semipermanente e unidades sanitárias); Caixas de distribuição & Holofotes móveis; Equipamentos de limpeza (limpadoras de alta pressão, varredeiras, aspirador para líquidos e pó). Para saber mais, acesse o site www.colle.eu

Sobre a Terex - A Terex Corporation é uma empresa de soluções para elevação e movimentação de materiais que atua em cinco segmentos de negócios: Aerial Work Platforms; Construction; Cranes; Material Handling & Port Solutions e Materials Processing. A Terex produz uma ampla gama de equipamentos para atender clientes em vários segmentos, incluindo os de construção, infraestrutura, fabricação, expedição, transporte, refinaria, energia, extração e mineração. A Terex oferece produtos e serviços financeiros para auxiliar na aquisição de equipamentos Terex, através da Terex Financial Services. A Terex utiliza seu website (www.terex.com).

Foto: divulgação

Comunicação Terex

Site Login