Máquinas da Vermeer operam no programa Cidade Saneada, na Região Metropolitana do Recife

14/07/2015 - Máquinas da Vermeer operam no programa Cidade Saneada, na Região Metropolitana do Recife
 
vermeer_recife7.jpgO Programa vai beneficiar mais de 3,7 milhões de pessoas
Os NAVIGATORS® da Vermeer estão na escalação de equipamentos para viabilizar a perfuração horizontal direcional pelo método não destrutivo (MND), no Programa Cidade Saneada, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Por intermédio dos clientes Direcenge e Terrassis, desde julho de 2014, os NAVIGATORS® estão auxiliando na instalação de tubulações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com diâmetros que variam de 160 a 900 mm.
O Programa Cidade Saneada vai universalizar o esgotamento sanitário, atingindo 14 cidades da RMR mais o município de Goiana, que registram apenas 30% de cobertura. A duração do programa é de 35 anos e a meta para alcançar a universalização é de 12 anos. Ao final desse período a expectativa é de quem 12 anos 90% da população seja atendida pela rede de esgotamento sanitário, o que deverá beneficiar mais de 3,7 milhões de pessoas. Com investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões, o Cidade Saneada é considerado o maior contrato do gênero no Brasil.
No estágio atual, o programa conta com três NAVIGATORS® Série II da Direcenge, modelos D20X22, D24X40, D36X50 e um da Terrassis, modelo D36X50. Os equipamentos devem operar no Recife até o final de 2015. “Se não fosse o MND nos pontos críticos como cruzamentos, haveria muito mais impacto à população”, explica o proprietário da Terrassis, Agnaldo Izeli. No início de 2015, um modelo D130X150 foi deslocado para Recife para executar dois furos, sendo um de 48 m de extensão e diâmetro de 630 mm e outro com respectivamente 98 m e 900 mm.
“O trechos em MND ajudam a ganhar tempo no cronograma e a aumentar produtividade. Também optamos pelo método graças à minimização dos impactos no trânsito e à precisão da declividade”, esclarece o coordenador da Odebrecht Ambiental, José Carlos Monteiro.  A Odebrecht Ambiental é a empresa responsável pela execução do projeto. Segundo Monteiro, a declividade tem que ser precisa para viabilizar a vazão do esgoto. Com os NAVIGATORS®, é possível trabalhar com declividade variável para cada etapa do projeto. O sistema de localização DCI modelo F5 opera em conjunto com a perfuratriz Vermeer, agregando ainda mais precisão ao trabalho.
De acordo com o gerente geral da Vermeer Brasil, Flávio Leite, o mercado de saneamento, depois do segmento de gás natural, é o que mais demanda projetos em MND, principalmente, para construção de coletores de esgoto e reabilitação de redes. “O Programa Cidade Saneada mostra que os projetos de saneamento estão empregando tecnologias mais avançadas para execução das obras, considerando a eficiência operacional no horizonte de longo prazo”, ponderou Flávio. Ele ressalta que ainda há muito a ser feito no saneamento quando se observa que somente 48,6% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto e que apenas 39% dos esgotos do país são tratados. As observações do gerente geral são fundamentadas nos indicadores do Instituto Trata Brasil.
 
Sobre a Vermeer - A Vermeer conta com 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, infraestrutura subterrânea, construção, mineração, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
 
Foto: divulgação
HD7 Comunicação Integrada

Site Login