Área integrada da ThyssenKrupp amplia as soluções oferecidas ao setor de infraestrutura

25/06/2015 - Área integrada da ThyssenKrupp amplia as soluções oferecidas ao setor de infraestrutura
 
thyssen_krupp_infra.jpgA madrugada de 12 de janeiro de 2011 mudou as vidas de milhares de moradores da Região Serrana do Rio de Janeiro. Após dias de chuvas acima da média para aquele mês, o deslizamento de encostas se agravou e as águas dos rios da região começaram a subir de forma incontrolável acima das margens. Para evitar novas tragédias, a cidade de Nova Friburgo precisava de uma saída rápida e eficaz para impedir o avanço da água do rio em direção aos bairros que já tinham sofrido com destruição dos deslizamentos e das enchentes. A solução foi a instalação de um sistema de controle de enchentes feito por meio de estacas-pranchas e perfis metálicos capazes de frear o transbordamento do rio.
Além de obras emergenciais de contenção e escoramento, atualmente a área de infraestrutura da ThyssenKrupp atua no país em projetos aeroportuários, portuários, estações de metrô, túneis e grandes obras, como o Parque Olímpico no Rio de Janeiro. Na Estação Uruguai do Metrô Rio, as estacas-prancha da ThyssenKrupp podem ser vistas diariamente pelos passageiros do metrô, já que foram preservadas como as paredes da própria estação.
Nas obras iniciadas no mês passado às margens do Canal do Rio São Francisco, no Rio de Janeiro, pela Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências (Aedin), a ThyssenKrupp trabalha na instalação de estacas submersas, com o objetivo de melhorar a captação de água na foz. A medida foi considerada a mais adequada no curto prazo para enfrentar a crise hídrica e o período de estiagem. Cravadas nas bordas e no leito, as estacas ajudarão a impedir a entrada de água salgada que invade o rio pela Baía de Sepetiba.
Esses são alguns dos exemplos dentro das inúmeras utilidades possíveis das soluções da ThyssenKrupp. A trajetória é extensa e continua sendo ampliada por histórias de outros empreendimentos no Brasil, como as obras do Estádio do Maracanã e o Complexo Viário da Arena das Dunas de Natal.
 
Somar para oferecer soluções melhores
A eficiência, baseada na velocidade de operação e na economia de recursos hídricos, é o principal elemento da tecnologia ThyssenKrupp para o mercado de construção no Brasil. Em 23 de junho, na ocasião de sua participação na SEFE8 - 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, a ThyssenKrupp vai iniciar um novo modelo de apresentação dos produtos e serviços das unidades Bautechnik, Tiefbautechnik e Bauservice, que passarão a atuar sob um mesmo nome: ThyssenKrupp Infrastructure. A nova área vai unir conhecimentos das três unidades para continuar criando soluções completas e eficientes, agora de maneira integrada.
O objetivo é trazer novas perspectivas para um cenário desafiador, que demanda mais soluções, entregues de uma maneira melhor e inteligente. Em obras altamente exigentes como saneamento, contenção de solo contaminado, proteção contra enchentes e deslizamentos, a ThyssenKrupp atua com um sistema de escoramento e fundação eficiente por meio de estacas-prancha. Os sistemas tradicionais costumam levar semanas e até meses para serem construídos, e depois de prontos ainda necessitam de um tempo de secagem e cura. Já o sistema da ThyssenKrupp proporciona em média uma redução de 30% no tempo de fundação ou escoramento da obra. Além de rápido, o sistema é mais seguro e preciso na sua cravação e garante o total aproveitamento de materiais. O número de funcionários para execução é reduzido, três pessoas por máquina são necessárias para o trabalho diário de cravação.
Como líderes globais na construção de portos e construção subterrânea, a ThyssenKrupp Infrastructure cobrirá toda a gama de serviços em projetos de infraestrutura em todo o mundo: perfis metálicos, estacas-prancha, máquinas, equipamentos, contenção para escavação, construção de suportes para concretagem, além de serviços de locação, assistência técnica e consultoria para fundações. Entre as soluções mais usadas no Brasil estão estacas e maquinários para cravação e retirada de estacas.
Além de todas as vantagens em logística e cronograma, a utilização de estacas-prancha é mais ecológica por dispensar o uso de água e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, já que utiliza apenas uma máquina de cravação. Este mesmo equipamento, além de cravar as estacas-prancha, faz o içamento das mesmas. Outro benefício é que o sistema da ThyssenKrupp deixa o canteiro de obra muito mais “limpo”.

SEFE8 - 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia
Estandes ThyssenKrupp: 109 (área interna) e 193 (área externa)

Foto: divulgação
CDN Comunicação

Site Login