Cat apresenta o novo Trator de Esteiras D6K2

04/03/2015 - Cat apresenta o novo Trator de Esteiras D6K2
 
caterpillar_d6k2.jpgModelo ganha melhorias no controle da lâmina, mais economia de combustível, produtividade, desempenho, conforto do operador, robustez e facilidade de manutenção
O Trator de Esteiras D6K evoluiu. Agora denominado Cat® D6K2, também é fabricado no Brasil. Com plataforma mundial, o D6K2 traz novidades tecnológicas e estruturais para proporcionar mais economia de combustível, produtividade e capacidade de acabamento, além das vantagens da fabricação nacional que inclui o benefício das linhas de financiamento do Finame. A Série K de tratores de esteiras é um caso de sucesso no Brasil e o novo D6K2 traz ainda mais vantagens aos clientes do segmento de construção geral. Com cabine confortável de grande visibilidade, ar condicionado de fábrica e fácil operação, o D6K2 é o melhor trator da sua classe hoje no mercado e pode ser utilizado nas mais diversas aplicações, desde trabalhos urbanos, construção de rodovias, trabalhos de apoio e corte de material.
 
Novo Motor
O motor Cat C7.1 ACERTTM, com gerenciamento eletrônico, proporciona mais potência. São 97 kW (128 HP) de potência líquida constante. O sistema de injeção de combustível foi redesenhado e conta com o novo sistema de filtragem de combustível com maior durabilidade. O motor já atende às normas de emissões de escape equivalentes ao Tier 3 do Órgão de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e do Estágio IIIA da União Europeia.
Mais economia de combustível
O D6K2 vem equipado com dois modos econômicos inteligentes que proporcionam uma economia de combustível significativa de até 18%. O gerenciamento eletrônico do motor e da transmissão hidrostática determina a melhor curva de potência para cada regime de carga e os modos econômicos poupam combustível ou liberam a potência máxima do motor, de acordo com a necessidade do trabalho, sem intervenção do operador. Inclusive o operador pode selecionar os modos econômicos entre avante e ré ou somente ré. O ajuste da potência do motor para cada necessidade também reduz os custos operacionais, com menor desgaste de componentes e filtros.
O trator conta também com ventilador hidráulico reversível por demanda, redução automática da rotação do motor em marcha lenta ou desligamento completo quando a máquina estiver inativa. Isso para reduzir ainda mais o consumo de combustível. A redução da rotação ou desligamento do motor automático pode ser ajustada no computador central do trator de acordo com a conveniência do cliente.
 
Maior produtividade
A lâmina VPAT do D6K2 foi ampliada e combinada com o novo motor e o novo projeto estrutural proporciona 8% mais produtividade ao D6K2 na comparação com o modelo anterior. O novo acoplamento esférico e o ajuste do ângulo da inclinação trazem robustez e facilidade de ajuste para obter-se mais produtividade tanto em solos duros quanto soltos.
As novidades vão além, acrescenta o especialista do produto e aplicação da Caterpillar, João Zalla. “O D6K2 é o primeiro trator do mercado a trazer o recurso eletrônico de Controle de Lâmina Estável, que proporciona nível de acabamento muito superior, tanto para operadores iniciantes quanto experientes”, explica Zalla. O especialista conta que o recurso detecta as condições do solo para complementar a entrada do operador e proporciona acabamento mais liso e com menos esforço do operador. O controle de estabilização da lâmina é padrão no D6K2 e evidente para o operador, que vai notar que o trabalho fica bem mais fácil.
 
Novo Material Rodante
O trator traz também um novo material rodante. “A nova estrutura com oito roletes inferiores e dois superiores torna a movimentação da esteira muito mais suave e estável. Essa condição proporciona mais velocidade nas atividades de acabamento e corte, além da estrutura reforçada para as mais diversas aplicações”, informa o especialista do produto. O cliente também pode escolher entre a esteira Reforçada, Selada e Lubrificada (S<) ou a esteira SystemOne™, de buchas rotativas. A escolha depende do tipo de aplicação para que sejam obtidos os menores custos operacionais.
Para melhorar o desempenho do material rodante, o D6K2 conta com controle de tração eletrônico. Este sistema alivia a carga nas esteiras em situações de patinagem, melhorando a durabilidade da esteira e a produtividade.
 
Tecnologias integradas
O D6K2 já vem equipado de fábrica com o Product LinkTM, que monitora diversas informações, parâmetros e comportamentos do trator e as transmite via satélite ou rede de dados. Com o VisionLink®, é possível gerenciar as informações enviadas pelos equipamentos com Product Link e, com isso, trabalhar com dados como localização, acúmulo de horas, consumo de combustível, utilização, falhas, programação da manutenção etc.
O sistema de controle de implementos eletro-hidráulico do D6K2 foi desenvolvido para receber o AccugradeTM como tecnologia de orientação automática. O sistema pode usar os padrões 2D ou 3D para automatizar o posicionamento da lâmina, de modo a ter um trabalho mais preciso, em menor tempo e sem a necessidade de verificações do grau e estaqueamento.
 
Sustentabilidade
Para a Caterpillar, desenvolvimento sustentável também significa disponibilizar ao cliente tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade com menos impacto sobre o meio ambiente.  Com a redução expressiva do consumo de combustível, o aumento da produtividade e do desempenho de acabamento e o baixo nível de emissões, os clientes podem produzir mais, com melhor qualidade e menos recursos.
“O D6K2 é um projeto global da Caterpillar e a produção em nossa Unidade de Piracicaba aumenta a disponibilidade de entrega do produto e abre acesso às linhas de financiamento do Finame. O novo trator permite, assim, nosso melhor posicionamento no mercado, entregando um produto realmente com qualidades e benefícios diferenciados para os clientes do segmento de construção geral“, conclui Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil.
 
Especificações do Trator de Esteiras Cat® D6K2
Motor                                       Cat® C7.1 ACERTTM de gerenciamento eletrônico
Potência Líquida (Máxima)          97.0 kW
Peso Operacional                       13.311 quilos e 14.224 quilos com o ríper
Capacidade da Lâmina                3,07 m3
Penetração Máxima do ríper        3,60 metros
Para mais informações sobre os produtos e serviços Cat, contate os revendedores Sotreq e PESA no website da cat.com.
 
Foto: divulgação
Departamento de Assuntos Corporativos da Caterpillar Brasil

Site Login