Siemens fornecerá maior compressor de CO2 já fabricado pela empresa para grupo chinês

31/07/2014 - Siemens fornecerá maior compressor de CO2 já fabricado pela empresa para grupo chinês
 
siemens_china.pngA Shenhua Ningmei Coal Group, maior produtora de carvão da China, escolheu a multinacional Siemens para prover quatro trens de compressão de CO2 idênticos para uma planta de liquefação de carvão. O cliente final é a Shenhua Ningxia Coal Industry Group Co. Ltd. (SNCG), uma subsidiária do Shenhua Group. Os trens de compressão serão destinados à planta de liquefação de carvão na Província de Ningxia, localizada na região noroeste da República Popular da China. A planta tem capacidade de quatro milhões de TPA (toneladas por ano) de carvão liquefeito. A Siemens fornecerá o maior compressor de CO2 já fabricado pela empresa até hoje, com previsão de entrega dos trens para meados de 2015.
Cada um dos quatro trens de compressão consiste em um compressor STC-GV integralmente orientado (“integrally geared”) e acionado por uma turbina a vapor de condensação por meio de um redutor intermediário. Os compressores, cada um com seis estágios, são projetados para uma taxa de vazão volumétrica de dióxido de carbono em torno de 141.000 metros cúbicos padrão (Nm3/h), permitindo que essas novas unidades comprimam quase o dobro do volume de CO2 em comparação ao modelo anterior. O contrato também inclui sistemas auxiliares associados e o fornecimento de tecnologias e equipamentos de gaseificação.
O gás da planta é comprimido em 68 bar a partir de uma pressão de sucção de 1,25 bar. Cada compressor tem potência nominal de 28 megawatts (MW). Parte do gás CO2 comprimido pelo trem de compressão da Siemens é utilizada, entre outras coisas, como gás de processo para transporte interno na planta, enquanto a parte desnecessária do CO2 é eliminada. Os trens de compressão serão produzidos na Europa, enquanto a joint venture da Siemens em Huludao, China, fornecerá os sistemas auxiliares e realizará a gestão e engenharia locais do projeto.
“Estamos muito satisfeitos com o fato do Shenhua Group ter escolhido a Siemens novamente”, afirmou Lennart Nilsson, Executivo-Chefe da Unidade de Negócios de Compressão do Setor de Energia da Siemens. “Com essa encomenda, colaboramos para que o maior produtor de carvão da China use essa matéria prima em produtos petroquímicos – e de uma maneira ambientalmente segura em termos de emissões de CO2. Ao mesmo tempo, estamos reforçando nossa posição no mercado chinês, que é importante para nós, e ajudando nossos clientes a atingir suas metas econômicas e ecológicas.”
Em 2009, a Siemens entregou compressores de CO2 com uma taxa de vazão volumétrica de 83.000 Nm3/h e cinco gaseificadores de carvão, cada um com potência térmica nominal de 500 MW, para a planta de carvão em Yinchuan, Ningxia.
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login