Nova Diretoria da AFEAL toma posse

13/05/2013 - Nova Diretoria da AFEAL toma posse
 
afeal_evento.jpgEm solenidade realizada na noite de 09 de maio último, no auditório da FIESP, foi empossada a nova Diretoria da AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – reeleita para a gestão 2013-2015. O empresário Lucínio Abrantes dos Santos, presidente-executivo, tem como vice Lage Mourão Gozzi. O diretor-secretário é José Sabioni de Lima e o diretor-tesoureiro, Antonio Antunes.
Em seu discurso, o presidente traduziu em números as conquistas alcançadas nos últimos dois anos. Entre elas, a duplicação do número de associados e de empresas participantes do PSQ – Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio; a realização de mais de 100 cursos técnicos para qualificação de mão de obra, que formaram 1.731 alunos; e cerca de 80 reuniões dos grupos de estudos de normas técnicas. Os dados completos constam do Resumo Executivo entregue aos presentes.
Este ano, a AFEAL comemora 30 anos de existência com um grande evento programado para outubro próximo, o Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio. “Vamos reunir especialistas nacionais e estrangeiros, para discutir o que há de mais atual em esquadrias e fachadas de alumínio. Queremos que esse congresso mobilize toda a cadeia produtiva da construção civil, perante a qual a AFEAL vem conquistando visibilidade e respeito”, destacou.
“Este é, também, o ano em que a Norma de Desempenho das Edificações entra em vigor, verdadeiro divisor de águas no tocante à qualidade de tudo o que se constrói no país. Essa conquista será ainda mais profunda para as esquadrias de alumínio que, no próximo semestre, ganha uma norma técnica específica para conforto acústico e térmico. A partir da entrada em vigor da parte 4 da NBR 10821, o consumidor terá a seu dispor uma importante referência, consolidada nas etiquetas que deverão acompanhar os produtos”, afirmou Lucínio A. Santos.
Em seguida, se referiu ao Fórum Ibero-americano de Janelas, Portas e Fachadas que, em 2012, o elegeu para a presidência. “Agora, nossa atuação junto aos presidentes das associações correlatas à AFEAL da Espanha, Portugal, Colômbia, México e Chile trará novos e bons frutos em tecnologia, normas técnicas e desenvolvimento de mercado. Além disso, cada um dos países membros convidará outros e fomentará a organização setorial em cada um deles”.
Encerrou o seu discurso lembrando que “o grande desafio a ser vencido pela AFEAL e seus associados, nos próximos anos, é exportar esquadrias e fachadas de alumínio”. Segundo o presidente, essa meta exige dos fabricantes, ir além do cotidiano da produção e instalação de produtos, e investir na qualidade, inovação e novas tecnologias, que surpreendam e respondam as necessidades do mercado nacional e internacional.
“Para tanto, o nosso setor deve incentivar a ampliação de centros tecnológicos, dos quais podemos usufruir para o desenvolvimento de nossos produtos. Ao mesmo tempo, a AFEAL tem investido na qualificação de mão de obra, para suprir as indústrias do setor, o que colabora para alcançar maior produtividade. Tudo isso nos permitirá produzir mais, melhor e a preços competitivos. Esse salto terá o efeito colateral, e bem-vindo, de inibir a entrada de esquadrias estrangeiras no país – um dos fatores responsável pelo baixo desempenho de vários setores da indústria brasileira”, finalizou.
 
Legenda: Da esq. para direita: José Sabioni de Lima, diretor-secretário, Lucínio Abrantes dos Santos, presidente, Lage Mourão Gozzi, vice-presidente, e Antonio Antunes, diretor-tesoureiro.
 
Foto: Divulgação
Via Verbo Assessoria de Comunicação

Site Login