Atlas Copco apresenta o primeiro dessecante sólido do mercado

Atlas Copco 09 2020Atlas Copco apresenta o primeiro dessecante sólido do mercado

Cerades™ chega para ser a transformação do design e desempenho dos secadores de ar.

São Paulo, setembro de 2020 - A Atlas Copco, líder mundial em soluções de sustentabilidade, acaba de revolucionar o mercado de secadores de ar, com uma novidade: o Cerades™, um novo dessecante para secadores de ar comprimido desenvolvido e patenteado pela multinacional sueca.

O primeiro dessecante cerâmico sólido do mercado é um equipamento que oferece aos operadores de ar comprimido uma qualidade de ar significativamente melhor, custos mais baixos de energia e serviços e benefícios para a saúde e o ambiente.

O dessecante nos secadores de ar sempre consistiu em grânulos soltos feitos de alumina ativada, peneiras moleculares ou gel de sílica, sendo este o primeiro dessecante sólido e cerâmico. É o resultado de anos de investigação e desenvolvimento pela Atlas Copco, com o objetivo de melhorar radicalmente a concepção, eficiência e desempenho dos secadores dessecantes.

Até 80% do custo de um sistema de ar comprimido está relacionado com a sua utilização efetiva, por isso o Cerades™ foi concebido para proporcionar significativas economias. O ar comprimido flui através dos tubos retos estruturados, em vez de empurrar milhares de grânulos separados pelo seu caminho. O fluxo sem resistência significa que o ar sofre uma menor queda de pressão ao atravessar o secador, reduzindo significativamente o custo de energia da operação de um secador.

Devido à sua integridade estrutural e longa duração, o secador oferece uma série de benefícios operacionais e ambientais aos clientes. O dessecante tradicional diminui com o tempo à medida que os grânulos se movimentam durante o ciclo. Isso pode comprometer a qualidade do ar e necessitar de manutenção mais frequente. Além disso, à medida que o dessecante solto se decompõe, liberta uma fina poeira no sistema de ar, o que requer filtração e manutenção extra - e custos de serviço adicionais. Esta poeira é também um perigo para a saúde e o ambiente, uma vez que circula no ar ambiente durante a substituição do dessecante. Assim, o Cerades™ elimina este problema de poeira para dar aos utilizadores a pureza do ar ISO 8573-1:2010 Classe 2 para partículas sem qualquer filtração extra.

O equipamento é resistente a vibrações e pode ser montado horizontalmente para uma instalação e operação contínua, sem problemas, em aplicações rigorosas, por exemplo na indústria dos transportes.

"O Cerades™ é realmente um salto de qualidade no desempenho do ar comprimido", diz Nuri Köse, Vice-Presidente de Marketing da divisão Industrial Air da Atlas Copco na Bélgica. "Com um desempenho superior ao dessecante tradicional em todos os níveis, possibilitando que os secadores sejam compactos, uma vez que o dessecante cerâmico pode suportar um maior fluxo de ar. Uma melhoria importante em todos os aspectos", complementa.

Veja abaixo alguns benefícios do Cerades™:

- O novo CD 20+-335+, agora disponível em todo o mundo, é o primeiro secador Cerades™. Além disso, o CD+ é um secador extremamente potente, eficiente, confiável e silencioso.

- Enquanto a maioria dos secadores são construídos apenas para funcionar entre 70% a 80%, o CD+ pode funcionar continuamente com 100% de fluxo de ar.

- O CD 20+-335+ oferece um ponto de orvalho de pressão padrão de -20°C/-5°F, -40°C/-40°F, -70°C/-100°F. Contudo, os utilizadores podem ajustar o ponto de orvalho para melhor responder às necessidades das suas aplicações específicas.

- A nova série CD+ vem com o avançado Elektronikon® Touch. O controlador permite aos utilizadores maximizar facilmente o desempenho e eficiência dos secadores, ainda mais em combinação com a monitorização remota SMARTLINK.
Foto: divulgação

Site Login