Dürr otimiza o atomizador EcoBell

10/02/2016 - Dürr otimiza o atomizador EcoBell
 
durr_turbinas.jpgMaior eficiência energética através de turbina com consumo de ar otimizado
Com o EcoBell3 para aplicações eletrostáticas, a Dürr apresenta uma geração de atomizadores altamente eficientes para todos os tipos de tinta. Agora, a turbina que impulsiona o flexível sistema de disco rotatório/de anel de guia de ar foi ainda mais otimizada. Dependendo da aplicação, é possível economizar até 40% de ar comprimido com as novas turbinas. A vantagem especial do novo sistema: para a versão anterior, EcoBell2, também estão disponíveis kits de adaptação.
"High Efficiency" ou "Highest Efficiency" – acima de tudo, são as duas modernas turbinas que tornam a nova geração EcoBell ainda mais econômica com o mesmo desempenho. Lâminas e bicos aperfeiçoados permitem que nos processos de pintura seja necessário menos ar comprimido e isto resulta em um menor consumo de energia. O modelo recomendado depende da demanda específica do cliente. Assim, a turbina High-Efficiency, com até 70.000 rotações por minuto, proporciona o máximo de desempenho e precisa, para isso, de aproximadamente menos 20%  de ar comprimido do que os modelos atuais. De acordo com nossas experiências, os atomizadores são utilizados, em 90% dos casos de aplicação, na faixa de rotação de até 50.000 rotações por minuto, com taxas de vazão de tinta de no máximo 600 mililitros. Sob essas condições, por exemplo, na pintura interna de carrocerias, a turbina Highest-Efficiency economiza aproximadamente 40% de ar comprimido.
Em conjunto com a função da turbina, também foi melhorada a conexão do disco rotatório com a turbina e, com isso, a vida útil do disco rotatório foi aumentada. "Com a solução High Efficiency, é possível economizar, dessa forma, cerca de 1.500 Euros e, com a solução Highest Efficiency, a economia pode chegar a 2.000 Euros anualmente, em custos de ar comprimido e peças de reposição por robô. Quando consideramos que nossos clientes utilizam, por linha de pintura, até 100 atomizadores, é óbvio o alto potencial de economia, especialmente porque uma readaptação é amortizada totalmente após um ano", explicou o Dr. Hans Schumacher, Diretor da Divisão Application Technology da Dürr. "Assim, promovemos o uso sustentável de sistemas existentes, por um lado financeiramente, através de economias significativas de energia, e por outro, por meio das respectivas reduções de CO2."
 
Duráveis e sustentáveis
Devido ao consumo significativamente reduzido de ar comprimido, e graças às novas turbinas, o EcoBell3 consome até 3.500 kWh ou 5.670 kWh menos potência do compressor, por robô, e com isso gera menos 3,3 toneladas de dióxido de carbono por ano. Mas não é só no consumo que as novas turbinas se destacam. Com uma superfície de proteção confiável de níquel químico, o fabricante de máquinas de Bietigheim-Bissingen protege as turbinas de forma confiável contra a corrosão elétrica, garantindo, assim, uma maior vida útil. Além dos novos investimentos, mesmo os atomizadores já em uso lucram com isso. "Existe no mundo todo milhares de sistemas EcoBell2 e EcoBell3 em uso nos nossos clientes. A partir de agora, esses atomizadores podem ser modernizados, para tornar a produção ainda mais eficiente e sustentável", declarou o Dr. Schumacher.
Dürr Systems GmbH - Tel. +49 (0)7142 78-4284 - E-Mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
Foto: divulgação
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Site Login