ABB é reconhecida como empresa Pró-Ética 2015

09/11/2015 - ABB é reconhecida como empresa Pró-Ética 2015
 
/abb-etica.jpgAvaliação  reconhece empresas engajadas na promoção de boas práticas corporativas comprometidas com a transparência, integridade e prevenção e o combate à corrupção
A ABB no Brasil acaba de ser reconhecida como Empresa Pró-Ética, uma iniciativa do Instituto Ethos e da Controladoria-Geral da União (CGU) – órgão do governo federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção–, que visa promover o reconhecimento público de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção. “A ABB tem como premissa o compromisso com valores como ética, integridade e transparência. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois a integridade é a base para nossos negócios, funcionários e processos, e isso nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Paniagua. O Programa de Integridade da ABB recebeu pontuação 93 de 100 possíveis. O mínimo requerido para certificação era de 70 pontos. Para chegar a este resultado, a empresa preencheu um conjunto de perguntas sobre Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética, Política e Procedimentos, Comunicação e Treinamento, Canais de Denúncia e Remediação, Análise de Risco e Monitoramento e Transparência e Responsabilidade no Financiamento Político e Social . As respostas foram analisadas de acordo com o perfil da empresa, que teve que  comprovar que possui um programa compatível com a sua realidade e com os riscos em cada área avaliada.
A ABB utiliza uma abordagem sistemática, criada para proporcionar uma cultura de integridade e compliance feita por meio de liderança e responsabilidade empresarial, com o apoio de sólidos processos e ferramentas, e uma política de tolerância zero com relação às infrações. A companhia tem um rígido conjunto de controles internos e um código de conduta traduzido em 45 idiomas. Todos os funcionários fazem treinamento presencial e à distância periodicamente. Há também normas rígidas para a nomeação de parceiros de negócios, como por exemplo representantes comerciais e distribuidores.
A parceria entre o Instituto Ethos e a Controladoria-Geral da União surgiu para reagir contra o alto custo social, político e econômico gerado pela corrupção, e pago, de uma maneira ou de outra, por empresas, governos e cidadãos. Para participar da iniciativa, as empresas precisam dispor de uma série de ferramentas, a fim de prevenir a corrupção internamente, como código de conduta, políticas de auxílio ao poder público no combate à lavagem de dinheiro, sistemas de controle interno e auditoria.
Após passar por uma reestruturação em 2014, o programa de reconhecimento de empresas Pró-Éticas está com um novo formato, adaptado às mudanças ocorridas no cenário empresarial brasileiro com a aprovação da Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção.
A cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta segunda-feira (9), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e contou com a presença de membros da CGU e autoridades. A companhia foi representada por Rafael Paniagua, presidente da ABB no Brasil, Luis Radulov, Diretor jurídico e de Integridade para a América do Sul, e Elizabeth Amore, Integrity Officer da ABB no Brasil.
 
Sobre a ABB - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, infraestrutura e transporte melhorar seu desempenho, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.
 
Foto: divulgação
Kreab

Site Login