eventos

18/06/2014 - Termomecanica aposta no mercado chileno de tubos de cobre
 
A presença da companhia na Expo Frio Calor Chile 2014, o mais importante evento da indústria de climatização e refrigeração da América do Sul, teve o objetivo de fortalecer a marca Termomecanica no mercado local
 
Pela importância estratégica do mercado de tubos de cobre para o setor de refrigeração, a Termomecanica marcou presença na Expo Frio Calor Chile 2014, o mais importante evento da indústria de climatização e refrigeração da América do Sul.  A empresa pretende em 2014 ampliar as exportações em 30% sobre o volume de 2013, e o segmento HVAC-R (indústrias de ar condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento do ar) deve acompanhar o mesmo patamar de crescimento. Líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas), a Termomecanica teve como objetivo principal apresentar os seus produtos para o segmento, que atualmente responde por 15% do faturamento.  A exposição ocorreu em Santiago e contou com a participação de 100 expositores e 300 diferentes marcas.
A ampliação da participação no mercado internacional faz parte da estratégia da companhia que, nos últimos quatro anos, viu seu volume exportado saltar de 1,7% para 13,8% do volume total faturado, sendo que o setor HVAC-R representa aproximadamente 11% do volume total exportado.  A participação na Expo Frio Calor foi fundamental para o fortalecimento da marca Termomecanica no mercado chileno, onde a subsidiária Cembrass, adquirida em 2011, distribuirá a linha de produtos para refrigeração, abrindo os caminhos para a exploração de um novo nicho no país.
“Eventos como esse nos permitem conhecer o mercado consumidor de tubos de cobre nessa região. É uma oportunidade de termos um cenário claro de quem são as empresas e qual a participação dos importadores, manufaturadores, distribuidores e instaladores. Também aproveitamos a nossa ida ao país para visitar clientes e prospects, inclusive de outros segmentos, o que foi bastante benéfico”, comenta Marcelo Silva, gerente de vendas e exportação da Termomecanica.
Durante o evento, a Termomecanica contou com um espaço exclusivo, de maior visibilidade, expondo desde amostras de produtos até material institucional. Trata-se da única empresa desse segmento de atuação a participar do pavilhão brasileiro, junto com outros cinco expositores. Esta é a segunda iniciativa em eventos internacionais que a Termomecanica participa neste ano. Em janeiro, a companhia esteve presente na AHR Expo 2014, nos Estados Unidos, principal evento internacional do setor HVAC-R.
De acordo com Silva, cerca de 65% dos visitantes da exposição foram chilenos, no entanto, durante os três dias de evento, a companhia contatou 107 empresas de 11 países diferentes, além de prospectar potenciais oportunidades de negócios, considerando tanto vendas diretas do Brasil, como por meio da subsidiária Cembrass.
“As visitas ao nosso stand superaram nossas expectativas e, portanto, o evento nos surpreendeu, principalmente porque o volume de informações coletadas  nos mostra que o mercado chileno tem potencial e está aberto a novos fornecedores de tubos de cobre”, finaliza.
Os tubos de cobre da Termomecanica são utilizados para a condução de fluidos refrigerantes em trocadores de calor, como, por exemplo, unidades de ar condicionado central para prédios comerciais, shoppings centers, centros de exposição e teatros; unidades de ar-condicionado domésticas (aparelhos de janela ou split); purificadores de água; trocadores de calor (chillers, evaporadores e condensadores); e sistemas similares que exijam resistência à corrosão galvânica e alto rendimento de trocas térmicas. Essas aplicações são viabilizadas graças às propriedades do cobre, como resistência mecânica, condutibilidade térmica, maleabilidade, soldabilidade, ductibilidade, resistência à corrosão, pureza, ação antimicrobiana, resistência às incrustações, entre outras.
 
Sobre a Termomecanica - A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados.  Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares.  A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.  Conta com mais de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).
A Termomecanica foi destaque da edição Exame Maiores e Melhores 2013 por estar no seleto grupo de empresas que se mantém no ranking desde a sua primeira publicação, em 1974.
 
EPR Comunicação Corporativa

Site Login