eventos

16/06/2014 - Casa do Patrimônio expõe as técnicas construtivas  do período colonial
 
Técnicas como a taipa de pilão, o pau-a-pique, a alvenaria de adobe, a alvenaria de pedra e o enxaimel foram utilizadas pelos alunos para construir  as maquetes expostas
 
Alunos do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhanguera de Paulo, unidade São Bernardo, mergulharam na história brasileira para produzir maquetes a partir de técnicas arquitetônicas utilizadas nos séculos XVI a XIX, como a taipa de pilão, o pau-a-pique, a alvenaria de adobe, a alvenaria de pedra e o enxaimel.  O trabalho poderá ser conferido até o dia 20 de julho na Casa do Patrimônio, localizada no município de Santana de Parnaíba.
A exposição, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade, foi desenvolvida como parte da disciplina Arquitetura Brasileira, que estuda as relações entre arquitetura e sociedade no período colonial.
“A proposta foi realizar uma atividade que reunisse teoria e prática, por meio da realização de maquetes explicativas de alguma das técnicas construtivas. Em visita ao Museu do Anhanguera, em Santana de Parnaíba, vimos que as paredes recém restauradas eram construídas em pau-a-pique. Então pensamos em doar algumas de nossas maquetes, como complementação didática à exposição. O que não esperávamos era receber o convite da Secretaria para participar de uma exposição com todos os trabalhos”, explica a professora Ana Carolina Carmona.
Segundo ela, o desafio proposto aos alunos foi o de vivenciar as potencialidades e dificuldades de executar as técnicas. “O trabalho estimulou os estudantes a visitar exemplares da arquitetura tradicional ainda existentes, como a fortaleza da Barra, no Guarujá, construídas em alvenaria de pedra e casas rurais do interior paulista, feitas em taipa de pilão”.
A exposição é gratuita e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. A Casa do Patrimônio está localizada no Largo de São Bento, 80, em Santana do Parnaíba. Informações: (11) 4154 6114
 
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A. - A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.
 
Alfapress Comunicações

Site Login