eventos

21/05/2014 - Audiência pública discute déficit de engenheiros para obras no Brasil nesta quarta (21)
 
Federação Nacional dos Engenheiros rechaça ideia de importação de profissionais e defende a valorização da categoria. Entidade vai apresentar propostas de infraestrutura, às 7h30, no Senado
 
A discussão sobre a falta de engenheiros para atender o mercado brasileiro na realização de projetos e obras de engenharia chegou ao Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, dia 21 de maio, às 7h30, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal vai realizar uma audiência pública sobre a carência e a deficiência da capacidade técnica de engenheiros em obras, com a participação
da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). O presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro, vai apresentar análises e informações acerca de propostas setoriais para a infraestrutura, especialmente, com vistas à modernização e expansão dos serviços, ao aumento da competitividade, à avaliação da capacidade de crescimento da economia e do bem-estar da população.

A entidade defende que seja ampliado o contingente de engenheiros formados no país como medida essencial ao desenvolvimento, mas rechaça a necessidade de importação de mão de obra hoje.  Segundo Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE, o problema grave atualmente não é de escassez de mão de obra qualificada, mas de valorização desses recursos humanos. “É essencial que se garanta remuneração justa aos profissionais e que se viabilize a carreira de Estado da categoria no setor público”, afirma.

Audiência pública discute déficit de engenheiros no Brasil
Quando: quarta-feira, dia 21 de maio de 2014, às 7h30
Onde: Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal
Endereço: Plenário nº 13, Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II, Senado Federal, Praça dos Três Poderes - Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
 
Sobre a Federação Nacional dos Engenheiros - Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 500 mil profissionais. A entidade foi constituída com o objetivo de representar nacionalmente a categoria, atuando na coordenação, na defesa e na representação dos profissionais, por intermédio de seus sindicatos.
Atua intensamente na congregação de seus representados e luta pelos direitos dos profissionais, por melhores condições de vida e trabalho e pelo fortalecimento da democracia e suas instituições. Bandeira fundamental da entidade é também a luta pelo desenvolvimento do País com inclusão social. Tal objetivo está presente no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em setembro de 2006, em São Paulo, durante o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), e atualizado por ocasião do VII Conse, em 2009.

In Press Oficina

Site Login