GE Oil & Gas traz software para mercado de águas ultra-profundas

26/06/2014 - GE Oil & Gas traz software para mercado de águas ultra-profundas
 
ge_petroleo.jpgA GE Oil & Gas recebeu os dois primeiros pedidos do novo software SeaLytics BOP Advisor (Blowout Preventer) pelas empresas de perfuração Queiroz Galvão Óleo & Gás (QGOG), uma das 10 maiores empresas de perfuração do mundo focada em águas ultra-profundas, e Atwood Oceanics, empresa norte-americana especializada em perfuração offshore para a indústria global de petróleo e gás. O BOP é o principal elemento de ligação entre a cabeça de poço no fundo do mar e a sonda. Essa solução permitirá que as empresas monitorem o desempenho dos BOPs e planejem as manutenções antes que ocorram problemas – evitando paradas não programadas.
Quando um BOP está offline para manutenção não planejada, o custo para a empresa de perfuração é significativo, em termos de tripulação ociosa e oportunidades perdidas. Um longo tempo de inatividade pode prejudicar o cronograma de perfuração. O software da GE melhora o desempenho do BOP e proporciona benefícios significativos para a indústria offshore e para o usuário, já que reduz as manutenções desnecessárias e ajuda na previsão de custos.
“Estamos muito animados com as possibilidades que a tecnologia pode trazer para a Atwood Oceanics, além da maior confiabilidade e previsibilidade dos nossos equipamentos da GE”, disse Barry Smith, vice-presidente de Serviços Técnicos da Atwood Oceanics.
Para Rodrigo Ribeiro, diretor de Operações de Perfuração da Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG), a empresa tem grandes expectativas de que a tecnologia permitirá trabalhar de maneira mais eficiente, aproveitando o crescimento constante do setor offshore brasileiro. “Acreditamos que o novo software da GE irá impulsionar o desempenho geral dos nossos BOPs”, complementa Ribeiro.
“Atwood Oceanics e QGOG são importantes parceiros da GE Oil & Gas”, disse Chuck Chauviere, presidente de Drilling & Surface da GE Oil & Gas. “A implementação do novo sistema permitirá que esses operadores e outros clientes obtenham um melhor desempenho do BOP e ajudem a GE a fornecer um grau ainda mais elevado de serviço durante o processo de operação”.
SeaLytics BOP Advisor foi o primeiro produto da GE Oil & Gas a ser desenvolvido no Centro de Excelência de Software da GE em San Ramon, Califórnia. O Centro reúne as tecnologias mais recentes de toda a GE, permitindo que produtos como SeaLytics BOP Advisor sejam desenvolvidos com toda a experiência da empresa, com amplo investimento em tecnologia e soluções de Internet Industrial. O novo cenário de máquinas conectadas através da internet tem o potencial de aumentar a eficiência operacional, minimizar o desperdício e permitir que as pessoas que operam o sistema tomem decisões mais inteligentes.
A tecnologia de monitoramento recebeu o prêmio “Spotlight on New Technology” durante a OTC (Offshore Techonology Conference) Houston, que aconteceu em maio de 2014, devido a contribuição para a indústria de produção e exploração offshore. O prêmio foi entregue para as empresas que apresentaram soluções inovadoras e avançadas de software e hardware com potencial de mudança para o setor de energia e desenvolvimento de novos padrões de segurança, produtividade e eficiência.

Foto: divulgação GE
Agência Ideal

Site Login