SENER adquire a empresa de engenharia EXEN

28/06/2013 - SENER adquire a empresa de engenharia EXEN
 
sener_exen.jpgEspecializada nos setores de energia e petroquímica, a empresa já pertence 100% a SENER; Com oito anos de experiência no Brasil, a EXEN desenvolveu importantes projetos para clientes como Petrobras, Down Chemical, Akzo Nobel e Umicore

O grupo de engenharia e tecnologia SENER adquiriu a empresa de engenharia EXEN, que já faz parte 100% da SENER. Especializada em projetos industriais nos setores de energia e petroquímica, esta aquisição aumenta as capacidades da SENER no Brasil, onde o grupo tem uma divisão operativa com 350 profissionais das áreas de engenharia e construção que desenvolve projetos nos setores de Energia e Processos, Infraestrutura e Transporte, Aeroespacial, e Naval. Além disso, a SENER controla 48% da empresa de engenharia SETEPLA, especializada em engenharia civil.
Fundada em 2005, a EXEN é uma empresa renomada no Brasil com importantes projetos em carteira, entre os quais destacam os serviços de engenharia de detalhamento para a refinaria Presidente Bernardes da Petrobras, para a ampliação da unidade de agroquímicos da divisão Agrosciences da Down Chemical e para as plantas de geração termelétrica Pernambuco III e Termopower V da Multiner. Outros clientes da EXEN são Akzo Nobel e Umicore.
Por sua vez, a empresa multidisciplinar SENER é uma referência internacional no campo da energia, que realiza projetos de engenharia e construção, muitos deles na modalidade chave na mão ou EPC. Entre seus principais projetos estão os ciclos combinados de San Martín, Manuel Belgrano e Bicentenario, na Argentina, Termozulia II e Termozulia III, na Venezuela, e Norte I, Poza Rica e Agua Prieta, no México; a planta de gás natural liquefeito no Rio Grande (Bolívia) para YPFB; três centrais de cogeração no México, duas em Veracruz e uma terceira na planta Francisco I Madero para a Pemex Refinaria; os terminais de regaseificação de gás natural liquefeito SAGGAS, na Espanha, Dunkerque, na França, Gate terminal, na Holanda - Um dos maiores terminais de gás da Europa - e Zeebrugge, na Bélgica; e plantas de energia solar por concentração, um setor no qual a SENER é líder mundial com mais de 25 instalações na Espanha, EUA, Índia, Marrocos e África do Sul. Além disso, na área de Energia e Meio Ambiente, a SENER promove projetos de energias renováveis e valorização energética de resíduos nos quais incorpora suas próprias tecnologias, tais como Torresol Energy, Zabalgarbi, Tracjusa, Valpuren Comatur e Valpuren Bañuelo. No Brasil, a SENER já desenvolve projetos para clientes como Odebrecht, Petrobras e BR Distribuidora e promove, também, uma planta de regeneração de óleos usados no Rio de Janeiro através da empresa mista BRF, uma aliança com Petrobras Distribuidora.
Para seu desenvolvimento no Brasil, a SENER escolheu um modelo misto, que a levou a abrir um escritório próprio em São Paulo em primeiro lugar e, depois, a adquirir as empresas locais SETEPLA e EXEN. Desta maneira, a SENER consegue se consolidar no país com uma divisão plenamente capacitada, perfeitamente integrada na cultura local e, portanto, capaz de manter a proximidade necessária com o cliente.
Ao anunciar este acordo, o diretor geral da SENER no Brasil, Guido Casanova, destacava os pontos fortes da EXEN no campo da geração de energia e da alta qualidade de seus projetos e ressaltava “desde o início nós tivemos uma excelente sinergia com a EXEN. Sem dúvida esta aquisição veio para enriquecer as capacidades técnicas de nossa equipe, graças ao seu profundo conhecimento do mercado brasileiro e sua ampla experiência em setores chave como o petroquímico”.
Os sócios fundadores da EXEN Alexandre Gama e Gilberto Yamamoto, acrescentaram: “A entrada em um grupo do tamanho e com a reputação da SENER é um orgulho para nós. Nossa empresa tem uma longa trajetória de sucesso no Brasil em campos como a química e o petróleo e agora, além disso, nosso pessoal poderá abordar grandes contratos em setores como o de plantas de regaseificação, no qual a SENER é uma referência internacional”.
Com a sua incorporação à SENER, a EXEN conta com o suporte técnico e a experiência de todo este grupo internacional de engenharia e tecnologia, que tem uma atuação de sucesso nas áreas de Engenharia e Construção, Energia e Meio Ambiente, e Aeronáutica.
 
Comunicação da SENER

Site Login