ABSOLAR lança programa de certificação de empresas para elevar qualidade e segurança de produtos e serviços no País

ABSOLAR - 08-2022ABSOLAR lança programa de certificação de empresas para elevar qualidade e segurança de produtos e serviços no País

Iniciativa terá adesão voluntária e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento especializado no setor fotovoltaico.

Agosto de 2022 – A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acaba de anunciar o lançamento de um programa de certificação das empresas que atuam na cadeia de valor do setor solar brasileiro. Trata-se da certificação “Qualidade ABSOLAR”, com o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica.

Lançado oficialmente durante a Intersolar South America 2022, principal evento do setor solar da América Latina, que acontece essa semana na cidade de São Paulo, o programa de certificação terá adesão voluntária das empresas e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento. Estima-se que o mercado fotovoltaico tenha cerca de 25 mil empresas no País.

A ABSOLAR estruturou o programa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza terceiros competentes em certificação (empresas certificadoras) a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança.

O programa possui três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos básicos, intermediário e avançado (mais completo). Para o nível básico, a empresa requerente deve fazer a adesão em até seis meses do início do programa. No caso do intermediário, a adesão deve ser feita em até 12 meses e, no nível mais completo, a adesão pode ser feita a qualquer momento.

O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos. A ABSOLAR vai disponibilizar ao mercado um site oficial do programa de certificação com todos os detalhamentos, incluindo o funcionamento, listagem de organismos designados e listagem atualizada de empresas certificadas, entre outros, além de manter o canal da Ouvidoria, que funciona desde 2019 para acolhimento e distribuição das tratativas de reclamações de empresas produtoras e consumidores.

“O mercado solar fotovoltaico evolui em ritmo acelerado no Brasil e no mundo, com demanda crescente dos consumidores e a popularização da tecnologia. Enquanto novas empresas surgem diariamente no País, quem já atua no setor precisa manter investimentos contínuos de melhoria de processos, produtos e serviços, justamente para aproveitar as oportunidades”, comenta Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

“Com a certificação, as empresas ganham um grande diferencial de mercado, com a demonstração de solidez e qualidade, bem como elevam a confiança do cliente final, além de contarem com a chancela e credibilidade da ABSOLAR”, acrescenta Sauaia.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a criação do programa de certificação retrata a pujança do mercado solar brasileiro e o protagonismo da entidade em prol do desenvolvimento tecnológico, de mercado e da qualidade de serviços e produtos. “A iniciativa atende, na prática, a uma demanda crescente do mercado, do setor e dos associados por reconhecimento de empresas que primam por qualidade de atendimento e trabalho”, conclui.

Mais informações: https://www.certificacaoabsolar.org.br/

Foto: divulgação

Site Login