São Carlos recebe evento internacional de estatística em agosto

23/06/2017 - São Carlos recebe evento internacional de estatística em agosto
 
Participantes vão discutir pesquisas sobre séries temporais e econometria
 
Entre os dias 13 e 16 de agosto, São Carlos vai receber a XVII Escola de Séries Temporais e Econometria (ESTE). Evento internacional, a Escola é realizada pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) e, nessa edição, será organizada pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). O Programa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 
A Escola acontece bienalmente desde 1985 e foi criada com o objetivo de reunir estatísticos, econometristas e economistas para debaterem as pesquisas e discutirem problemas das áreas, além de promover o intercâmbio de informações. “A estatística trabalha com coleta dados, informações e, a partir desses dados, faz modelos e previsões. Nessa área de séries temporais, especificamente, os dados são obtidos ao longo do tempo, por isso, têm uma ordenação temporal”, explica o professor Ricardo Ehlers, do ICMC, coordenador do evento. “Já a econometria é um campo da estatística e da economia que estuda a modelagem estatística de fenômenos econômicos em geral, utilizando, muitas vezes, modelos desenvolvidos para a análise de séries temporais”, continua.
 
As aplicações práticas desse campo são diversas, como na análise da inflação e da taxa de juros, por exemplo, em que as informações precisam ser analisadas ao longo de um período de tempo. “A aplicação tradicional é em economia, porque existem dados da chamada macroeconomia como o custo de vida, mas também há aplicação na epidemiologia e na meteorologia, entre outras áreas. Tudo isso evolui ao longo do tempo, os dados podem ser diários, semanais ou mensais, por exemplo”, afirma.
 
Durante o evento, serão realizadas dez conferências, um minicurso, um tutorial e quatro sessões temáticas. Uma das novidades desta edição é a sessão sobre climatologia. Entre as conferências, três merecem destaque:
 
Predicting mortgage default when the loan data or defaults are sparse, que será ministrada por Mark Jensen, do Federal Reserve Bank of Atlanta, dos Estados Unidos.
Quantile regression for spectral analysis of time series, que será ministrada por Ta-Hsin Li, da IBM, também dos Estados Unidos.
Directional outlyingness for multivariate functional data, que será ministrada por Marc Genton, da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), da Arábia Saudita.
 
A XVII ESTE acontecerá no Hotel Anacã, localizado na avenida São Carlos, 2690. As inscrições já estão abertas, custam a partir de R$ 120,00 e podem ser realizadas, até 7 de agosto, no site do evento.
 
Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Imagem: Gráfico mostra a evolução de menções às seleções no Twitter durante a Eurocopa de 2012: um exemplo de séries temporais / Crédito: Goteborgs University

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login