20/10/2014 - Últimos dias para inscrever resumos no 23º SNPTEE
Trabalhos para o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica poderão ser enviados até o dia 24 de outubro
Estudantes, pesquisadores e profissionais da área de energia têm até a próxima sexta-feira, dia 24 de outubro, para inscrever resumos técnicos para a 23ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). O evento, considerado o maior do setor elétrico brasileiro, acontece de 18 a 21 de outubro de 2015 em Foz do Iguaçu, PR, com organização da Itaipu Binacional e realização do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil).
Mais de 1.200 resumos já foram inscritos nos 16 grupos de estudos abordados pelo SNPTEE, mas a expectativa é que outros cheguem nesses últimos dias. A organização do evento decidiu ampliar o prazo para permitir que mais colegas participem, mas garante que após o dia 24 não será mais permitido o envio de trabalhos.
Os resumos são textos breves, de 500 a 700 palavras, destacando claramente aspectos relevantes do artigo, tais como: conclusões, resultados obtidos, vantagens e adequações de métodos utilizados e tratamentos originais, entre outros. Os nomes dos autores não devem ser incluídos no resumo, somente no cadastramento no site.
Para fazer o cadastro e enviar um resumo, visite o site
www.xxiiisnptee.com.br. No site é possível esclarecer dúvidas, conhecer o regulamento, as datas mais importantes, ver exemplos de trabalhos já apresentados e muito mais. Curta também a página no Facebook: http://facebook.com/xxiiisnptee.
O evento
O objetivo do SNPTEE é “promover, através dos grupos de estudos, o intercâmbio de informações e de experiências técnicas e gerenciais entre empresas e entidades envolvidas na produção e transmissão de energia elétrica, permitindo o avanço na qualidade, produtividade e competitividade do Setor Elétrico nacional”.
Os resumos selecionados pela Comissão Técnica darão origem a Informes Técnicos (ITs) que serão apresentados durante o evento. É possível apresentar resumos de trabalhos sobre qualquer um dos temas dos 16 grupos de estudos do SNPTEE:
- Geração Hidráulica;
- Produção Térmica e fontes não convencionais;
- Linhas de Transmissão;
- Análise e Técnicas de Sistemas de Potência;
- Proteção, Medição, Controle e Automação em Sistemas de Potência;
- Comercialização, Economia e Regulação de Energia Elétrica;
- Planejamento de Sistemas Elétricos;
- Subestações e Equipamentos de Alta Tensão;
- Operação de Sistemas Elétricos;
- Desempenho de Sistemas Elétricos;
- Impactos Ambientais;
- Aspectos Técnicos e Gerenciais de Manutenção;
- Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes;
- Eficiência Energética e Gestão da Tecnologia, da Inovação e da Educação;
- Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos;
- Aspectos Empresariais e de Gestão Corporativa.
A Itaipu - Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.