Agilidade na construção

17/04/2014 - Agilidade na construção

camargo_quimica.jpgProdutos químicos especializados aceleram trabalhos em obras e contribuem com perfeito acabamento
Cada vez mais a tecnologia ganha espaço nos variados mercados brasileiros. O setor da construção civil é um bom exemplo. Blocos, pavimentos, pisos industriais, telhas, tubos de concreto e diversos outros materiais e estruturas recebem mais qualidade com o auxílio de produtos químicos especiais, desenvolvidos com base tecnológica e efeitos específicos.
Agentes de cura, aceleradores de pega, desmoldantes, plastificantes, resinas, vernizes, endurecedores, adesivos, impermeabilizantes, aditivos, pigmentos e selantes estão entre os importantes produtos usados em obras. Segundo o diretor da Camargo Química, empresa catarinense especializada na área de desenvolvimento de itens químicos para a construção, atualmente, estes tipos de produtos tornaram-se fundamentais para a função desejada das determinadas estruturas que as recebem.
“A construção vem trabalhando intensamente com a agilidade e a qualidade. Ou seja, objetiva-se melhorar a produtividade, bem como diminuir o tempo de conclusão da obra, mas sempre focando em resultados extremamente satisfatórios. Neste sentido, os produtos químicos cumprem papeis essenciais”, destaca Fábio. São produtos que aumentam a resistência das estruturas, evitam desgastes, facilitam secagem e limpeza, favorecem desmoldagem, aplicam coloração diferenciada, hidratam materiais, entre tantas outras funções.
Muitas aplicações químicas também são aliadas ao meio ambiente e desenvolvidas com tecnologias sustentáveis, como o caso dos desmoldantes biodegradáveis. “Vivemos uma nova era, com a preocupação ambiental cada vez mais constante na sociedade, e isso tem influenciado a indústria da construção, com o desenvolvimento de produtos que auxiliam nas obras e ao mesmo tempo são sustentáveis”, explica o diretor da Camargo Química.
 
Parede de concreto in loco
Exemplos de agilidade na construção estão nas casas e apartamentos denominados populares, como o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Para acelerar o cronograma de obras e garantir custos mais baratos, as construtoras desta área investem em materiais práticos, como é o caso da parede de concreto moldada in loco, comumente utilizada.
As fôrmas prontas – as mais usadas são de plástico, alumínio ou aço –, moldam o concreto conforme a estrutura desejada da construção e apresentam vários benefícios, como leveza, resistência, durabilidade, bom acabamento e custo baixo, garantidos, principalmente, devido ao auxílio de vários produtos químicos, com exemplo de aceleradores para desmoldagens, selantes de poliuretanos para juntas de dilatação e policarboxilato para concreto auto-adensável. “A parede de concreto in loco está ganhando espaço cada vez maior no setor construtivo justamento por proporcionar rapidez de trabalho sem deixar de garantir os efeitos desejados”, ressalta Fabio.
 
Foto: Divulgação
Presse Comunicação Empresarial

Site Login