Brookfield anuncia certificação de empreendimento sustentável para Pátio Victor Malzoni

10/06/2013 - Brookfield Incorporações anuncia certificação de empreendimento sustentável para Pátio Victor Malzoni
 
victor_malzoni.jpgIniciativas adotadas garantem 28% de economia de água e 11% de energia
O Pátio Victor Malzoni, edifício corporativo construído pela Brookfield Incorporações na Av. Faria Lima, é, comprovadamente, sustentável. O empreendimento recebeu a certificação LEED Core & Shell Prata, concedida pela ONG US Green Building Council.
As soluções inteligentes adotadas no projeto garantirão às empresas locatárias, como Google, BTG Pactual e Tecnisa, uma grande economia. Os dispositivos sanitários utilizados, por exemplo, reduzem o consumo de água potável em até 54% em relação aos dispositivos estipulados pelo Energy Policy Act (Ato de Política Energética), dos Estados Unidos. “Uma grande inovação foi feita no sistema de irrigação, que não faz uso de água potável e ainda reduziu em 50% o total de água normalmente utilizada nessa atividade em comparação a projetos de plantio e irrigação convencionais no mercado” afirma Ricardo Fontoura, diretor de Construção da unidade São Paulo da Brookfield Incorporações.
Para as bacias sanitárias e mictórios foi implementado o sistema de tratamento de água servida (água já utilizada) o que reduz em cerca de 88% o uso de água potável para esse fim em relação ao consumo estipulado pelo Energy Policy Act.
O empreendimento também vai gerar uma economia de energia de 11% em relação ao modelo de referência criado a partir da norma de sistemas prediais norte-americana (ASHRAE 90.1 - 2007), garantida por medidas como lâmpadas de alta eficiência e elevadores com frenagem regenerativa (que transforma a energia liberada durante a freagem em energia elétrica) e sistema de chamada antecipada.
 
Execução
As ações realizadas durante a obra também foram levadas em consideração pela certificadora. Do total do custo com materiais usados na obra (estrutura e alvenaria), 24,8% foram fabricados com a utilização de materiais  com conteúdo reciclado. Além disso, 49,48% dos materiais  utilizados no edifício foram extraídos ou beneficiados por companhias localizadas a menos de 800 quilômetros de distância do projeto. “Realizamos um intenso trabalho de gestão de resíduos e 81% deles foram enviados para reciclagem ou tiveram outro uso que não o aterro”, comenta Fontoura.
 
Casa Bandeirista
Além de todas as iniciativas ligadas ao meio ambiente, a Brookfield Incorporações também realizou o completo restauro arquitetônico da Casa Bandeirista do Itaim, um dos patrimônios históricos da cidade. O escritório de restauração da arquiteta Helena Saia foi contratado para desenvolver o projeto e Alberto Arruda realizou o trabalho de restauração da Casa, que possui área construída de 450,00m² e ocupa uma área tombada de 2.000,00m². Ela é remanescente da sede do Sítio Itaí utilizado por bandeirantes no século XVIII. A complexidade da restauração foi grande e seu tempo de execução foi semelhante ao do prédio, ou seja, quase três anos.
 
Foto: Divulgação
Comunicação: Brodeur