Condomínios verdes em Wood frame são a nova tendência do mercado imobiliário

04/02/2013 - Condomínios verdes em Wood frame são a nova tendência do mercado imobiliário
 
wood_frame.jpgNovidade é a aposta da Tecverde Engenharia e visa atrair incorporadoras para o negócio
Maior percepção de valor, menor custo e entrega mais rápida. Essas são as vantagens em se investir em um condomínio sustentável. Esta é a nova aposta da Tecverde Engenharia, pioneira em trazer o sistema construtivo Wood frame para o Brasil, premiada internacionalmente. Com o objetivo de buscar incorporadoras parceiras, a perspectiva desta nova linha de negócio imobiliário é alta e uma oportunidade pouco explorada no mercado Brasileiro.
“Nos empreendimentos em Wood frame, além de ter um imóvel pelo mesmo preço que alvenaria convencional e com percepção de valor superior, o incorporador terá uma agilidade de obra do empreendimento 2 a 4 vezes superior ao mesmo empreendimento realizado em alvenaria. Acelerar o prazo de obra, significa dar um giro de capital muito maior do que quando o empreendimento é realizado na forma tradicional”, exlpica Caio Bonatto, diretor geral da Tecverde Engenharia.
A maior vantagem financeira para o incorporador que investe em condomínios sustentáveis em Wood frame é que o retorno acontece na metade ou em um terço do tempo do que em um empreendimento feito na forma tradicional. “Isso significa girar o capital até três vezes mais, o que resulta finalmente em um potencial retorno sobre o capital muito maior”, completa Bonatto.
O Consultor empresarial e conselheiro Tecverde Marcos Kahtalian ressalta os três diferenciais significativos desse modelo de empreendimento imobiliário: prazo de entrega e confiabilidade na execução do projeto, preocupação com a sustentabilidade e diferenciais de produto e ainda diferenciação no mercado que o torna competitivo. “Ainda é muito incipiente a oferta de condomínios sustentáveis no Brasil, enquanto em outras regiões do planeta como América do Norte e Europa o Wood frame tem uma média de 70% de penetração”, declara Kahtalian que é diretor da Brain.
 
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO CONSTRUTIVO
“Um imóvel sustentável possui percepção de valor pelo mercado 10% maior que um imóvel convencional. E o mercado paga por isso”, enfatiza Caio Bonatto com a experiência de ser referência em casas verdes desde 2010, quanto foi implantada a primeira fábrica de Wood frame pela Tecverde no Brasil. A vantagem é que um imóvel sustentável trabalhado com tecnologia wood frame não custa 10% a mais. “Pelo contrário: sairá o mesmo preço que um empreendimento em alvenaria. Logo o incorporador terá em mãos um imóvel que tem uma percepção de valor 10% superior, mas que custa para o incorporador a mesma coisa”.
A sustentabilidade faz parte do projeto e da estruturação do negócio desde o princípio, incluindo planejamento do empreendimento, planejamento do modelo de negócio, definição de tecnologias e materiais. Só o sistema construtivo industrializado, por exemplo, já reduz em 74% o prazo total de produção, 80% as emissões de CO2 e em 85% os resíduos de construção, considerado um dos setores mais poluidores e prejudiciais ao meio ambiente do mundo. Além disso, a projeção de economia de energia para climatização da casa é de até 50%, com maior isolamento térmico e acústico.
Há também outras tecnologias implantadas como reaproveitamento de recursos naturais com o aproveitamento de água da chuva e energia solar, teto verde, entre outras, unidos à arquitetura sustentável e inteligente.
 
INOVAÇÃO PREMIADA INTERNACIONALMENTE
O ano de 2012 confirmou que inovação e sustentabilidade foram diferenciais que colocaram a Tecverde como exemplo no mundo empresarial. No mês de maio a empresa recebeu o Prêmio Internacional Hermès de l’Innovation 2012, concedido com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas e do Clube de Paris de Diretores de Inovação. A premiação da Tecverde foi um reconhecimento por sua inovação em habitação e relação do homem com a natureza.
Além disso, no dia 24 de setembro o “Escritório Verde”, projeto construído em Wood frame em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ganhou um prêmio da ONU por integrar educação e sustentabilidade. E recentemente em outubro, uma das maiores conquistas: a Tecverde Engenharia foi selecionada no painel internacional da Endeavor, em evento na Turquia. Enquanto isso, no mesmo dia aqui no Brasil, recebeu menção honrosa no Prêmio Planeta Casa, na categoria projeto arquitetônico, com a "Casa Vila" projetada pela Arquea e construída pela Tecverde.
 
No Ar Comunicação