Saint-Gobain é Top Employer América Latina pelo 5º ano consecutivo

Saint-Gobain e Top EmployerSaint-Gobain é Top Employer América Latina pelo 5º ano consecutivo

No Brasil, o Grupo se destaca na certificação pela nona vez com as melhores práticas de Recursos Humanos.

Pelo quinto ano consecutivo, a Saint-Gobain recebe a certificação Top Employer América Latina, concedida pelo Top Employers Institute, entidade mundialmente reconhecida como referência na análise de práticas de excelência em Recursos Humanos. Este também é o nono ano consecutivo em que a multinacional recebe o título no Brasil.

A posição da Saint-Gobain no mundo também foi mais uma vez chancelada pelo instituto, com o recebimento do Top Employer Global pelo sétimo ano seguido. Considerando a região América Latina, a companhia evoluiu em 17 dos 20 critérios analisados, e em 12 deles foi registrado um crescimento em relação ao ano passado. Os cinco quesitos que mostraram os maiores impactos das boas práticas da Saint-Gobain em 2021 foram: marca empregadora (+6%), engajamento dos colaboradores (+4,5%), ambiente de trabalho (+4%), aquisição de talentos (+4%) e off-boarding (+4%).

“Estar mais uma vez entre as empresas com as melhores práticas de recursos humanos do mundo reforça que nossos líderes e times estão preparados para manter a excelência da gestão da Saint-Gobain, mesmo diante de tempos desafiadores e com exigências de transformação contínua”, diz Adriana Rillo, Vice-Presidente de Recursos Humanos América Latina.

A adesão à pesquisa de engajamento anual, que mede o grau de satisfação dos colaboradores, subiu de 89% para 93% no Brasil em 2021, e 96% das pessoas manifestaram orgulho de trabalhar na companhia.

No último ano, a Saint-Gobain desenvolveu ações importantes que fizeram a diferença para a obtenção da certificação Top Employer. Em 2021, no Brasil, 43% das contratações para posições de liderança foram de mulheres -- fator que contribuiu para a companhia receber menção honrosa no Prêmio Women Empowerment Principles (WEPs), reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero. Em outra frente, a primeira Semana da Diversidade & Inclusão foi realizada, em toda a América Latina, com palestras, workshops e treinamentos abertos a todos funcionários.

Também no ano passado, a Saint-Gobain no Brasil firmou parceria com o Unicef no programa 1MiO, que busca gerar 1 milhão de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, e criou um programa de estágio voltado a jovens de baixa renda.

Para melhorar a visibilidade das oportunidades de carreira entre os colaboradores, o Grupo organizou a primeira semana “Carreira em Foco” na América Latina, que teve como um dos principais objetivos alavancar as discussões sobre protagonismo e desenvolvimento de carreira. Essa importante iniciativa foi fruto do plano de ação da Pesquisa de Engajamento Regional do ano anterior.

Outro destaque foi para o tema saúde, por meio do Programa Bem me Quero, que tem como missão proteger de forma coletiva a saúde dos colaboradores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, atingindo a excelência em qualidade de vida. Em função do contexto pandêmico, ações para acompanhamento da saúde emocional foram introduzidas especialmente aos times operacionais e administrativos e contaram com a participação ativa de toda a liderança.

“Destaco a importância de olhar para cada uma de nossas pessoas em todos os negócios; fator que nos desafia, todos os dias, a buscar a inovação nas práticas de recursos humanos. A pandemia impactou de forma peculiar o relacionamento trabalho-vida pessoal e rapidamente as empresas precisaram se adaptar à novos formatos, novas rotinas. Não há formato considerado certo ou errado, desde que estejamos atentos para o que há de mais valioso nas organizações, que são as pessoas”, acrescenta Rillo.

Foto: divulgação

Site Login