Paulínia terá o maior empreendimento habitacional com tecnologia sustentável no estado de São Paulo

HM Engenharia 05-2021Paulínia terá o maior empreendimento habitacional com tecnologia sustentável no estado de São Paulo
Juntos, condomínios Brisa da Mata Park e Brisa da Mata Village, da HM Engenharia, terão 146 unidades feitas em wood frame, menos impactado pelo encarecimento dos insumos da construção civil.
São Paulo, 05 maio de 2021 - A cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, será a primeira do estado a receber em grande escala casas produzidas com tecnologia off-site em wood frame, ou seja, elaboradas em ambiente fabril. Iniciativa da HM Engenharia, empresa do grupo Mover com mais de 40 experiência na construção de imóveis econômicos, contempla dois condomínios residenciais que somam 146 unidades feitas com uso de painéis estruturais sustentáveis wood frame - compostos por diversas camadas, sendo uma delas de madeira reflorestada. As obras estão em andamento com previsão de entrega para 2022.
HM Engenharia é a primeira incorporadora a adotar esta tecnologia em larga escala no estado de São Paulo. O processo de análise da viabilidade financeira do uso desse método construtivo em grande escala teve início em 2017 em parceria com a Tecverde, empresa especializada na industrialização da construção civil. Foram verificadas questões ligadas à sustentabilidade - como a redução na geração de resíduos -, a diminuição no tempo de obras e o impacto no valor final das unidades. Em um cenário que aponta para o desabastecimento de insumos da construção civil e que vem registrando altas consecutivas nos preços do cobre, aço e cimento, esta é uma alternativa para diminuir o impacto desse encarecimento em imóveis econômicos e manter o segmento aquecido
A construtora também fez uma pesquisa de mercado para avaliar aceitação dessa tecnologia bastante comum em países como Alemanha e Suécia. "Chegamos à conclusão de que não existe uma barreira para a substituição dos métodos artesanais de construção, como as paredes de concreto, pelo método industrial. Além disso, o uso dessa tecnologia nos permite oferecer produtos de qualidade e por preços mais acessíveis, que sofrerão menos com as altas dos insumos tradicionais da construção civil", explica Mauro Bastazin, Diretor Executivo da HM Engenharia.
Com os estudos em mãos, a HM iniciou os projetos de dois empreendimentos em Paulínia. Com obras já iniciadas, o condomínio Brisa da Mata Park já teve todas as 46 unidades vendidas. Já o condomínio Brisa da Mata Village, com 100 sobrados, está na fase inicial de vendas. Um terceiro empreendimento, desta vez na cidade de Extrema, em Minas Gerais, foi lançado este ano.
Indicado para moradias de até cinco andares (incluindo o térreo), o método construtivo wood frame consiste no uso de painéis formados por quatro camadas: chapa de madeira reflorestada e tratada, placa cimentícia, gesso acartonado e camada anti umidade. Elas são produzidas de forma industrial de acordo com projeto estabelecido pelas construtoras, incluindo os sistemas elétrico e hidráulico e garantindo maior produtividade e precisão nos detalhes.
Finalizados eles são transportados para o local do empreendimento e montados. Neste método, o tempo de duração de uma obra pode ser quatro vezes menor. A redução na geração de resíduos é de até 85%. "Soma-se a isso, a qualidade das unidades. Elas são tão resistentes quanto as feitas em alvenaria ou paredes de concreto com o diferencial de melhor isolamento acústico e conforto térmico", explica José Márcio Fernandes, co-fundador da Tecverde.
Foto: divulgação

Site Login