Ferramentas pneumáticas proporcionam aumento de produtividade e redução de custos operacionais

Ferramenta Ferramentas pneumáticas proporcionam aumento de produtividade e redução de custos operacionais

 

Descubra as vantagens que uma ferramenta pneumática apresenta, quando comparada às ferramentas manuais ou elétricas.

Utilizada em diversos segmentos, como indústrias automotiva, moveleira, naval, eólica, civil, metalúrgicas e, também em oficinas mecânicas, marcenarias e funilarias, o uso das ferramentas pneumáticas se torna cada vez mais comum, aumentando gradativamente em território nacional e mundial. O principal motivo é que elas fornecem ao usuário resultados mais satisfatórios em relação à performance, à qualidade do acabamento do produto e durabilidade do equipamento, além de serem mais seguras.

As ferramentas pneumáticas se destacam ainda, pela sua resistência para os trabalhos pesados e de uso contínuo em períodos longos, fornecendo mais leveza e conforto para o usuário, além da praticidade no dia a dia. No mercado existem vários tipos de ferramentas pneumáticas que suprem a necessidade da indústria, em território brasileiro, por exemplo, uma marca americana lidera o mercado deste tipo de ferramentas: a Dynabrade.

“As ferramentas são de uso simples e eficiente, sendo capazes de atender a qualquer segmento de mercado, desde pequenas empresas até grandes organizações que produzam alta tecnologia, como, fabricantes e montadoras de carros, aviões e energia eólica”, explica Sergio Jankowski, vice-presidente da Grossl, empresa importadora e distribuidora oficial das ferramentas e peças de reposição em solo brasileiro.

Quando comparamos as ferramentas elétricas com as pneumáticas, é possível observar alguns benefícios da utilização deste tipo de equipamento. Confira algumas razões para utilizar as ferramentas pneumáticas:

Segurança para o operador: por serem menores e mais leves, são mais fáceis de manusear. Com menor nível de ruídos, reduzem os riscos à saúde, além de evitar acidentes elétricos, incêndios e explosões. Garantem também a proteção contra sobrecarga e lesões por movimentos repetitivos, por exemplo.

Redução de custos operacionais: o equipamento pneumático possui uma durabilidade maior, em comparação às ferramentas convencionais. As pneumáticas também são mais robustas e garantem mais agilidade em serviços pesados, aumentando o ritmo de trabalho do operador, apresentando menos falhas e retrabalhos.

Fácil manutenção e manuseio: as ferramentas pneumáticas são de fácil manuseio para os operadores e não precisam de grandes modificações internas para a implementação. E, como utilizam o ar como combustível, não necessitam de cuidados especiais e grandes manutenções.

Alta resistência: poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos e outros tipos de variáveis não prejudicam o rendimento e nem o tempo de vida útil das ferramentas. Nas ferramentas elétricas, por exemplo, esses fatores impactam diretamente na rentabilidade. As pneumáticas ainda podem ser utilizadas com água, em diferentes aplicações industriais.

Velocidade de acordo com a necessidade: as ferramentas penumáticas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do operador, ou seja, as ferramentas trabalhem em baixas ou altas rotações, sem aumentar o peso da ferramenta e no impacto do operador. Nas ferramentas elétricas, por exemplo, isso não pode ser ajustado, é automático.

Ganho de produtividade: as ferramentas pneumáticas são portáteis, diante disso, não ficam limitadas em relação ao deslocamento, aumentando as oportunidades externas. Além disso, tem capacidade de funcionar em períodos longos, sem que isso cause desgaste ou danos. Este tipo de ferramenta também funciona em baixas ou altas temperaturas, sem aumentar o peso da ferramenta ou prejuízo ao seu nível operacional.

Sergio ainda ressalta que com as diversas opções disponíveis no mercado, as empresas estão tomando mais cuidado em relação à escolha de fabricantes e marcas de equipamentos para as atividades da organização. "A tecnologia evolui constantemente, e, as empresas precisam estar atentas a isso, buscando sempre por produtos e soluções que gerem benefícios ao negócio", finaliza.

Grossl
Fundada em 1982, em São Bento do Sul (SC), a Grossl oferece soluções completas em abrasivos e adesivos para as indústrias moveleira, madeireira, metal mecânico, automotiva, naval, couro e óptico.

Entre os principais produtos comercializados estão abrasivos, adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste e esponjas abrasivas, limas rotativas, aplicadores manuais de Hot Melt, lixadeiras pneumáticas manuais Dynabrade, entre outros acessórios e itens.

Os produtos de alta qualidade estão divididos em diferentes grandes marcas distribuídas exclusivamente pela Grossl, são elas: Titebond, Franklin International, Ekamant, Starcke e Horse.
Foto: divulgação

Site Login