Encontro na Casa Ecoeficiente da BASF discute os selos e certificações na construção civil

14/09/2016 - Encontro na Casa Ecoeficiente da BASF discute os selos e certificações na construção civil
 
basf_casa_e_mural.jpgAs certificações ambientais para construções vêm ganhando força nos últimos anos e promovendo mudanças no setor. Esses impactos e benefícios foram discutidos no TechDay, realizado na CasaE, da BASF, no dia 13 setembro. O encontro contou com a participação da Fundação Espaço ECO® (FEE®), Green Building Council e Inovatech Engenharia, que contribuíram para ampliar a visão do cenário atual.
“O objetivo do TechDay é promover o debate e fomentar o desenvolvimento sustentável da construção no Brasil”, afirmou Camila Lourencini, gerente da Estratégia para Indústria da Construção da BASF. “Temos muitas oportunidades para avançar de forma positiva na direção de edificações que respeitem o ambiente, garantam produtividade, durabilidade e economia de recursos. Mudar a forma de construir é um dos grandes desafios globais“, considerou.
Para o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, as certificações estão contribuindo para ampliar a sustentabilidade no setor da construção, pois trouxeram um parâmetro tangível para que o mercado consumidor possa comparar e avaliar diferentes produtos. “Acredito que as certificações contribuem de maneira importante para separar o joio do trigo, traduzindo um assunto complexo em algo que possa ser facilmente absorvido pela sociedade”, avaliou.
Segundo Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil, a principal diferença do movimento da construção sustentável no Brasil, que passa a se consolidar no corporativo e penetrar outros setores, é o ambiente colaborativo criado entre iniciativa privada, poder público, academia e sociedade civil organizada. “A colaboração é o principal atributo para o sucesso dos movimentos de transformação em sustentabilidade, e a iniciativa do TechDay, promovido pela BASF, é uma ferramenta de discussão de tendências, tecnologias e identificação de oportunidades para acelerarmos a mudança almejada”, analisou Faria.
Na avaliação de Rafael Viñas, analista de Socioecoeficiência da FEE®, as certificações ambientais são concebidas como ferramentas da gestão, ou seja, devem fornecer informações sobre as características ambientais de um produto ou serviço, influenciando a decisão de compra por conta de seus diferenciais. “Dessa forma, a participação de mercado do produto ou serviço pode aumentar e outros fornecedores podem reagir, também direcionando suas ações de produção, uso e descarte de forma mais consciente”, considerou Viñas. Para o analista, a Análise do Ciclo de Vida (ACV) dos materiais e edificações está se tornando cada vez mais importante, inclusive fazendo parte da avaliação de algumas certificações bem-conceituadas, como a LEED. O próximo TechDay está programado para o mês de novembro, na CasaE.
 
Sobre a CasaE - A CasaE é a primeira Casa Ecoeficiente da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e o consumo de água, assim como aumentar a eficiência no processo construtivo.
A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à ecoeficiência, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. Estão aplicados na CasaE plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. O projeto recebeu a certificação LEED-NC Gold, Leadership in Energy and Environmental Design, concedida a novas construções pelo Green Building Council.
Ao todo 29 parceiros contribuíram com produtos e tecnologias que estão alinhadas à temática da ecoeficiência: Vitra, Aureside, Edificios Inteligentes, Tora Brasil, Gerconsult, Veka, Daikin, Atlas Schindler, Isoeste, BOSCH, Acenda, OWA, Redimax, MaxxiGold, Fineflex, Tecmar, Projetelas, Philips, Nespresso, Gerdau, Trasix, Starrett, Aubicon, Deca, Whirlpool, Tigre, Guardian e Leicht. www.casae.basf.com.br
 
Sobre a BASF - Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.
 
Foto: divulgação
maquinacohnwolfe

Site Login